sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Congresso Brasileiro de Angus conta com programação variada e presença de palestrantes internacionais


Os países com maior relevância e tradição na seleção genética da raça Angus estarão representados na programação técnica do Congresso Brasileiro de Angus, promoção da Associação Brasileira de Angus, que acontecerá entre os dias 04 e 05 de Dezembro, no Hotel Sheraton, em Porto Alegre (RS).
Sob o tema “Selecionando e produzindo o melhor Angus para o Brasil” o encontro receberá especialistas do Brasil, Argentina, Uruguai, Estados Unidos e Nova Zelândia, que dividirão espaço no plenário para apresentação de temas da ordem do dia para o avanço genético do rebanho Angus. Juliana Brunelli, gerente da Angus comenta que esta será uma oportunidade única para reunirmos criadores, pesquisadores e admiradores do Angus e trocarmos experiências sobre a raça , seu crescimento no Brasil e no exterior e a produção de carne de qualidade.
No espaço reservado para a associação o médico veterinário Fábio Medeiros, Gerente do Programa Carne Angus Certificada, discorrerá sobre o atual cenário da raça Angus no Brasil, com destaque especial para o avanço da raça no Brasil central através do cruzamento e para o Programa Carne Angus Certificada, um case de sucesso que vem promovendo a valorização da raça de norte a sul do Brasil através de sua qualidade de carne. “ Mostraremos os resultados deste trabalho e o impacto do mesmo na cadeia da carne brasileira, onde a produção de carne de qualidade diferenciada, produtividade e maior rentabilidade aos pecuaristas são obtidos com a genética Angus”.
A primeira parte do painel “Programas de Seleção”, que terá como mediador a Gensys Consultores colocará em pauta os programas de avaliação e seleção de reprodutores da American Angus Association – tema apresentado por Bryce Schumann, da American Angus Association. Na sequência Mike Tess, da Red Angus Association of America, discorrerá sobre o programa THR (Total Herd Report) e as ferramentas de seleção da Red Angus Association of America.
Horácio Guitou (INTA) abre a segunda rodada de palestras com o tema programa ERA: selecionando reprodutores superiores na Argentina – apresentação seguida Ing. Lucas Gremminger da Sociedade de Criadores de Angus, Uruguai, falando dos avanços na seleção do Angus naquele país. O moderador será Leonardo T. Campos (PROMEBO). Mike Tess, Executive Director of Ultrasound Guidelines Council, falará sobre a avaliação e seleção de reprodutores para qualidade de carne – ultrassonografia de carcaça. Moderador: Jaime Urdapilleta Tarouco (UFRGS).
A seleção de gado de corte para Eficiência Alimentar será o tema de Scott Newman (Genus) como moderador: Robison Carreira (Centro de Performance CRV Lagoa). A palestra sobre seleção de bovinos por dados objetivos e avaliação genética: O case GARDINER ANGUS RANCH será conduzida por Mark Gardiner (Gardiner Angus Ranch). Moderador: Susana Macedo Salvador (Pres. Conselho Técnico ABA). O Angus argentino e o case ANGUS TRÊS MARIAS – encerram o primeiro dia de plenárias, tema apresentado por Horácio Gutierrez (Presidente Honorário da Associação Argentina de Angus e Titular da Cabanha Três Marias.
 Painel Angus no Brasil movimentará 2º dia de debate
O Painel Angus no Brasil será aberto pelo técnico ABA e proprietário da assessoria agropecuária FFVelloso & Dimas Rocha, com o tema a genética Angus no Brasil e os diferenciais de nossa seleção. Moderador: José Fernando Piva Lobato (UFRGS). Na sequência ocorre apresentação dos cases: Estância Ponche Verde (Cascavel, PR) – Cristopher Filippon e GAP Genética (Uruguaiana, RS) – Angela Linhares e Agropecuária Quiri (Dom Pedrito, RS) – Vivian Potter.
Para o encerramento do congresso ficou reservada uma discussão aberta no Painel – Cruzamento com Angus, moderador: Luciano de Andrade (Marfrig). Na pauta, a experiência da Agrop. Fazenda Brasil – Rogério Fonseca Guimarães Peres (Gerente de Pecuária, Agrop. Fazenda Brasil); Uso de touros Angus em cruzamento – Antonio Chaves Neto (Técnico ABA, Assessoria Mamelle); Desempenho do cruza Angus em confinamento – Roberto Barcellos (Beef & Veal Consultoria).
O Congresso Brasileiro de Angus é uma promoção da Associação Brasileira de Angus e conta com o apoio na organização da Assessoria FFVelloso e Dimas Rocha.
 

Nenhum comentário: