segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Entrega de prêmios das raças Hereford e Braford e assinatura do convênio que visa fomentar a pecuária na região

Foto: Fabiana Gonçalves

Ao meio dia desde domingo (10) o Núcleo de Hereford e Braford da Região da Campanha fez a entrega de prêmios das duas raças. O julgamento dos animais aconteceu durante o todo o sábado e encerrou no domingo pela manhã.
Na ocasião o NHB, junto com os Núcleos de Produtores de Terneiros, de Angus e Bragus, assinou o convênio que oficializa o programa Terneiros do Futuro.
Para o presidente do NHB, Gedeão Avancini Pereira, este é um programa muito importante, que visa fomentar a cadeira produtiva na região. Ele comentou sobre a feira de terneiros de Bagé, que é uma das mais importantes do estado, e acrescentou que com o Terneiros do Futuro o objetivo é elevar ainda mais a qualidade genética dos animais que participam.
Edson Paiva Junior, presidente do Núcleo de Produtores de Terneiros, falou da satisfação de elaborar um plano de ação para melhorar a genética dos criatórios da região integrando os produtores de todas as raças. O presidente da Associação e Sindicato Rural, Eduardo Moglia Suñé, destacou a iniciativa parabenizando os idealizadores e oferecendo total apoio da casa ao programa. Para ele produtor rural não tem tamanho. “Ele pode ser micro, pequeno, médio ou grande, não interessa, ele é produtor rural e estamos todos juntos”, observa.

Resultados do Julgamento desta manhã
Braford - machos
Trio Grande Campeão: Lote 34, de Sergio Renato Dias Barbieri, Fazenda Santa Prenda
Reservado de Grande Campeão: Lote 31, de Sergio Renato Dias Barbieri, Fazenda Santa Prenda
Melhor Macho rústico: Tatuagem 38I027, de Sergio Renato Dias Barbieri, Fazenda Santa Prenda
Polled Hereford
Trio Grande Campeão: lote 26, Agropecuária São Jorge
Reservado Grande Campeão: lote 21, Willy Haas Filho, fazenda Irapua
Melhor macho rústico: Tatuagem 7120, de Willy Haas Filho


Remate NHB
Está marcado para as 16h o primeiro remate da 98ª Expofeira de Bagé. Em pista os animais que participaram dos julgamentos das raças Hereford e Braford.
Este é o primeiro leilão onde valem as regras do programa Terneiros do Futuro. No martelo Aluísio Tavares – AT Remates.


Objetivos do Projeto: Promover a integração, fomentando a comercialização entre os núcleos de produtores, em especial através da troca de produtos.
Facilitar o acesso ao melhoramento genético para os produtores de terneiros de corte, buscando uma maior padronização e melhoria na qualidade dos terneiros ofertados nas feiras oficiais. Promover ainda, ação social entre produtores, através do acesso a genética superior, que agregará valor ao produto (terneiro), e, por consequência, melhorará a renda e a qualidade de vida dos referidos produtores.
Valorizar e fortalecer os eventos oficiais da Associação e Sindicato Rural.

Descrição do Projeto: O projeto em linhas gerais, consiste na possibilidade de produtores de terneiros (devidamente cadastrados e respaldados por seu Núcleo) adquirirem reprodutores e ventres Hereford, Braford, Aberdeen Angus e Brangus de Bagé, nos eventos oficiais dos Núcleos de Criadores das raças acima citadas, e efetuarem o pagamento destes reprodutores e ventres nas feiras oficiais de terneiros, em pproduto, já que a maioria dos produtores de touros são também invernadores e têm, assim, interesse em ficar com os terneiros.

Forma de Pagamento: Os reprodutores adquiridos em outubro de 2010, na Expofeira de Bagé, poderão ser pagos pelos participantes do projeto das seguintes formas:
A) PARCELA ÚNICA
Na feira oficial de novembro/2010, com 2% de desconto;
Na feira oficial de abril/2011 - 100% do valor negociado:
B) 2 PARCELAS
Na feira oficial de novembro/2010, deverá ser paga a 1ª parcela, de 20% a 50% do valor do reprodutor;
Na feira oficial de abril/2011, deverá ser paga a 2ª parcela de 50% a 80% do valor do reprodutor (isto é o valor restante em ralação a 1ª).
C) 3 PARCELAS:
34% na feira oficial de novembro/2010, 33% na feira oficial de abril/2011 e de novembro de 2011.

Este projeto destina-se a auxiliar a evolução da cadeia produtiva da pecuária de corte, buscando o melhoramento genético na fonte, que é a produção de terneiros.


Fabiana Gonçalves
Jornalista - Reg.Prof.: 11.156
53 3242.8888 53 9132.4203
imprensa@ruralbage.com.br
www.ruralbage.com.br

Nenhum comentário: