segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Mercado de reposição tem valorização histórica no MT.

Mas a falta de bois reduz drasticamente capacidade de abate do Estado.

A oferta mais limitada de animais tem permitido maior valorização da arroba no Mato Grosso. Dados divulgados pelo Imea, Instituto Mato Grossense de Economia Agropecuária, mostram que a valorização atinge também o mercado de reposição. Na comparação com outubro do ano passado, a relação de troca do boi gordo de 16,5@ com o bezerro de desmama de 5,5@ está em 2,27 bezerros/ boi, o equivalente a um aumento de 12% na comparação com outubro de 2009. Já a relação de troca de um boi gordo por um boi magro de 12@ em outubro é 1,44 boi magro/boi gordo, 10% melhor que no mesmo mês do ano passado.
Segundo técnicos do Imea, este resultado apresenta a melhor relação de troca da série histórica do Instituto, que começou em 2008. A melhoria no custo da reposição mantém o mercado aquecido, mas a valorização da arroba, tem também um aspecto preocupante. A falta de boi tem provocado a menor taxa de utilização da capacidade de abate do ano.
De acordo com o Imea, a redução esperada por causa do início da entressafra foi comprovada no mês de agosto, quando pouco mais de 358 mil animais foram abatidos. Com base nesse volume, o Instituto apontou que a taxa de utilização da capacidade instalada no Estado caiu para 37,7%, redução de 0,4 pontos percentuais na comparação com o mês anterior. O resultado só não foi pior por causa da chegada do gado confinado nas unidades frigoríficas, que foi estimado em 18% dos animais abatidos naquele mês.
Para outubro, o levantamento de confinamento do Imea prevê que o gado confinado responda por 31% dos abates, ainda assim, não será suficiente para inibir a redução de abates para essa época do ano, já que o total de animais confinados deve ficar 15,7% menor em relação ao ano passado.

Fonte: Imea

Nenhum comentário: