terça-feira, 17 de julho de 2012

Informalidade nas transações entre pecuaristas e frigoríficos é "falha," diz pesquisa


Por Andre Sulluchuco em 17/07/2012
As transações comerciais entre pecuaristas e frigoríficos demonstraram muita informalidade, segundo um estudo da engenheira agrônoma Silvia M.Q. Caleman.
A pesquisa apresentada na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP mostra que isso é nocivo para o agronegócio brasileiro. “O debate do que gera ineficiência é muito complexo, mas o que pode-se dizer é que a transmissão de incentivos para os produtores de carne no Brasil é falha,” disse.
Coleman procurou investigar o que gerava ineficiência especificamente entre a criação de gado e venda para frigoríficos.
A pesquisa pode ser dividida em duas partes: na primeira, foi realizada uma avaliação teórica, na qual há seis tópicos descrevendo a natureza das falhas em sistemas agroindustriais.
Na segunda parte, Silvia fez dois ensaios empíricos numa tentativa de “entender nuances do mundo real.” Um deles investigou aspectos institucionais nos quais são estudadas as interferências legais e políticas do negócio.
O maior problema citado foi a informalidade do contrato entre os produtores pecuaristas e os distribuidores do produto. A ausência de garantias nas transações entre ambos representa instabilidade para os acordos comerciais, percebeu. Esta instabilidade abre espaço para o não pagamento pelo gado fornecido.
A pesquisa aponta para a relevância das ações coletivas dos pecuaristas como mecanismo de proteção para as pendências contratuais entre a indústria frigorífica e os fornecedores.
Para ler a matéria completa, clique aqui.
FONTE: CARNETEC,COM.BR

Nenhum comentário: