terça-feira, 17 de julho de 2012

RS deve ser primeiro a receber vistoria russa


Técnicos devem incluir no roteiro fazendas e frigoríficos de seis municípios do Estado
Marcela Caetano
A missão de técnicos russos que inicia suas atividades no Brasil na próxima segunda-feira, 23, deve ter como primeiro destino o Rio Grande do Sul. A equipe do Rosselkhoznadzor vai vistoriar as condições sanitárias de estabelecimentos exportadores de carnes por duas semanas no País.
O grupo será dividido em três equipes e, até o momento, o restante da agenda não foi revelado. A expectativa é de que o primeiro compromisso dos técnicos seja uma reunião em Brasília, na qual será batido o martelo no roteiro dos grupos. Contudo, existe a possibilidade de que a equipe embarque diretamente para o RS para dar início às avaliações.
No RS, as vistorias estão previstas para iniciar na terça-feira, 24, no município de São Gabriel, onde será avaliado um frigorífico. Em seguida, serão divididos dois grupos. Um, irá visitar unidadesde abate e fazendas de bovinos em Alegrete e Santa Maria. O outro, irá para propriedades e plantas de suínos e aves nos municípios de Santa Rosa, Santo Ângelo, Lajeado e na Serra Gaúcha.
“Nossa expectativa é de abrir o Rio Grande. O pessoal sentiu na pele a falta deste mercado, especialmente os criadores de suínos e aves, e sabem que é vital retomar os embarques. Por isso, foram feiras várias melhorias”, assegura o superintendente do Ministério da Agricultura no Estado, Francisco Signor.
Ele afirma que as plantas de abate de bovinos estão em dia e que o Estado oferece como diferencial o projeto piloto de controle de brucelose e tuberculose. A iniciativa, deverá ser utilizada como base para o programa nacional de combate a estas enfermidades. 
Nesta semana, a superintendência reuniu representantes do setor para orientar e verificar se foram corrigidas as falhas apontadas na missão que visitou o Estado em maio do ano passado e resultou no bloqueio das unidades de abate do RS.
Desde de 15 de junho de 2011, frigoríficos de carnes bovina, suína e de aves dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso estão impedidos de embarcar seus produtos para a Rússia.


“A perspectiva é de que os estados sejam liberados, mas não há sinalização quanto a isso. Vai depender do resultado das vistorias e das garantias que os governos Federal e Estaduais derem aos russos”, salienta o Presidente do Fórum Nacional Permanente da Pecuária de Corte da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Antenor Nogueira.




Fonte: Portal DBO

Nenhum comentário: