quarta-feira, 18 de julho de 2012

Exportações de carne bovina crescem 2,5% no primeiro semestre



Resultado sofreu impacto da forte queda nas exportações para o Irã




Brasil  exportou 557.395,58 toneladas de carne bovinaentre janeiro e junho de 2012, um crescimento de 2,5% em relação ao mesmo período de 2011. De acordo com os números divulgados pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) nesta terça-feira (17/7), houve ainda um aumento de 1,8% no faturamento, que alcançou os US$ 2,64 bilhões nos primeiros seis meses do ano. 

Para a entidade, a expectativa para o segundo semestre deste ano também é positiva, principalmente com a retomada dos embarques para o Irã. Após superar problemas políticos que impactaram negativamente nas exportações para o país, o Irã voltou a comprar carnes do Brasil . Em junho, houver um aumento de 242% nos embarques em comparação a maio. 

Até o final do ano, o setor espera atingir os US$ 6 bilhões em exportações. 

O destaque é do Chile, aumentou as exportações brasileiras de carne em 260% em faturamento e 241% em volume no primeiro semestre. 

Passada a Primavera Árabe, as vendas para o Egito cresceram 39% em faturamento e 41% em volume no primeiro semestre de 2012. Com a mudança da classificação de risco do Brasil para a doença da vaca louca, o Egito passará a comprar também produtos industrializados, de maior valor agregado. 

A Abiec aposta no crescimento das vendas para o mercado asiático puxado por Hong Kong, que apresentou alta de 32% em faturamento e 18% em volume nos primeiros seis meses deste ano. 

Já a Rússia teve uma queda de 3,3% em volume e 5,7% em faturamento de janeiro a junho, mas o mercado espera melhoras no segundo semestre com o aumento no número de plantas habilitadas a exportar para o país. 

Autor: Vinculado ao expressomt.economia.agronegocio

Nenhum comentário: