Resultado sofreu impacto da forte queda nas exportações para o Irã
O Brasil exportou 557.395,58 toneladas de carne bovinaentre janeiro e junho de 2012, um crescimento de 2,5% em relação ao mesmo período de 2011. De acordo com os números divulgados pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) nesta terça-feira (17/7), houve ainda um aumento de 1,8% no faturamento, que alcançou os US$ 2,64 bilhões nos primeiros seis meses do ano.
Para a entidade, a expectativa para o segundo semestre deste ano também é positiva, principalmente com a retomada dos embarques para o Irã. Após superar problemas políticos que impactaram negativamente nas exportações para o país, o Irã voltou a comprar carnes do Brasil . Em junho, houver um aumento de 242% nos embarques em comparação a maio.
Até o final do ano, o setor espera atingir os US$ 6 bilhões em exportações.
O destaque é do Chile, aumentou as exportações brasileiras de carne em 260% em faturamento e 241% em volume no primeiro semestre.
Passada a Primavera Árabe, as vendas para o Egito cresceram 39% em faturamento e 41% em volume no primeiro semestre de 2012. Com a mudança da classificação de risco do Brasil para a doença da vaca louca, o Egito passará a comprar também produtos industrializados, de maior valor agregado.
A Abiec aposta no crescimento das vendas para o mercado asiático puxado por Hong Kong, que apresentou alta de 32% em faturamento e 18% em volume nos primeiros seis meses deste ano.
Já a Rússia teve uma queda de 3,3% em volume e 5,7% em faturamento de janeiro a junho, mas o mercado espera melhoras no segundo semestre com o aumento no número de plantas habilitadas a exportar para o país.
Autor: Vinculado ao expressomt.economia.agronegocio
Nenhum comentário:
Postar um comentário