quinta-feira, 13 de junho de 2013

As lições do Mercado de Liniers – o que podemos aprender com a Argentina na comercialização para abate

por Fernando Furtado Velloso
Das boas lições em pecuária que se traz da Argentina é o Mercado de Liniers, o centro mais importante de negócios com gado no país. Neste centro de leilões de gado gordo (para mercado doméstico e exportação), os produtores argentinos vendem boa parte de sua produção há mais de 110 anos, no bairro de Mataderos, Buenos Aires. Tive a oportunidade de voltar a este mercado na semana passada e compartilho, aqui, algumas informações.
Alguns números deste centro de vendas são dignos de divulgação: capacidade física para recebimento de mais de 30 mil animais em 2,2 mil mangas, 33 balanças para pesagem de lotes de animais, comercialização de aproximadamente 110 mil bovinos por mês, 55 firmas consignatárias (leiloeiras) instaladas, 34 mil usuários cadastrados na internet e fonte de trabalho para 2,5 mil famílias. Num passado não muito distante, Liniers comercializava mais de 25% de todo gado gordo do país e, hoje, vende 10% do total do abate nacional, correspondendo a 1,3 milhões de bovinos em 2010.
Mercado de Liniers (Arg)

Em plena era de tecnologia, internet e negócios virtuais, pode parecer anacrônico falar em um centro para concentração de animais com todas as implicações e custos de transporte e possíveis perdas. Porém, existem lições nesta forma de comercialização:
a) garantia de pagamento: em Liniers existe 100% de garantia de pagamento pelos consignatários e esta é uma norma do centro (até no caso de animais caídos e mortes de transporte ocorre o pagamento ao vendedor);
b) venda por kilograma: todos os negócios ocorrem na base de peso por quilo e o lote é pesado imediatamente após a compra e, assim, gera-se transparência e confiança no comprador;
c) venda do pequeno produtor: o produtor de menor porte pode levar um lote de cinco animais e alcançar preços top (se a qualidade do gado for elevada, independente da quantidade);
d) sistema de informações: o mercado tabula e disponibiliza diariamente as cotações (mínimas, médias e máximas) para todas as categorias comercializadas e, assim, contribui muito com informações a todos os pecuaristas do país. Vale à pena conhecer em www.mercadodeliniers.com.ar.
Mercado de Liniers (Arg)
Nestes mais de 110 anos, Liniers não foi somente um bom local para compra e venda de gado, mas, sim, um meio de transformação da pecuária e carne argentina. A venda diária de gado gordo e a total transparência nos negócios levaram a uma maior compreensão do pecuarista em relação ao tipo de produto mais valorizado pelo mercado (raça, cruzamento, idade, peso, grau de terminação, etc). Esta compreensão levou à padronização do rebanho argentino e à conquista do ótimo conceito internacional da carne argentina.
Não trago estas informações pensando que um centro para venda de gado no RS seja uma alternativa, mas sim para demonstrar que formas mais elaboradas de comercialização e a produção e disponibilização de informações de mercado são ferramentas transformadoras da pecuária.
FONTE:  Jornal Folha do Sul

Nenhum comentário: