sábado, 15 de junho de 2013

Preço da arroba do boi, menor custo e exportações favorecem confinamento

Volume de animais engordados nesse sistema intensivo vai aumentar ante 2012

por Estadão Conteúdo

Divulgação/Alta Genetics
Crise econômica mundial e aumento dos custos de produção em grandes produtores mundiais favorece confinamento no Brasil
Os preços mais baixos do milho, a expectativa de cotação firme da arroba do boi gordo e as exportações de carne em alta devem estimular o confinamento neste ano, avalia o gerente de mercado da Agroceres Multimix, Victor Walzberg. Ele não cita porcentual, mas com base nos fundamentos diz, em nota, que o volume de animais engordados nesse sistema intensivo vai aumentar ante 2012. 

Para o especialista, que participará da Feicorte 2013 na próxima semana, apesar de um volume maior de confinados, o período tradicional de entressafra sustentará os preços da arroba no segundo semestre do ano. "O valor da arroba pode subir até 10%, chegando até R$ 110. Hoje os frigoríficos já estão com baixa escala, o que favorece o produtor na negociação." Outro ponto que chama a atenção é que não houve alojamento no primeiro ciclo de confinamento deste ano, resultando na atual falta de gado para abate, explica Walzberg. 

Exportações
Walzberg ainda disse que a combinação da crise econômica mundial com aumento dos custos de produção em grandes produtores mundiais, como Estados Unidos, Canadá, Austrália e Argentina, levou a uma perda de competitividade da pecuária naqueles países. O movimento se traduziu em uma redução dramática dos seus rebanhos. 

"A demanda mundial por carne bovina continua firme enquanto a oferta está reduzida em função da queda de disponibilidade de animais em países importantes e o Brasil é um dos poucos países do mundo em condições de atender a esta demanda, o que pode contribuir para aumento das exportações brasileiras e até abertura de novos mercados", ressalta o executivo. 

Nenhum comentário: