sábado, 15 de junho de 2013

JORNAL ANGUS @ NEWS - TERNEIRO DE QUALIDADE É RETORNO GARANTIDO

por Alexandre Gruszynski

Produzir com apurada seleção genética, com campos nativos melhorados ou com pastagens, aliado a correto manejo e sanidade, só pode ter como resultado o aumento da velocidade do giro da propriedade e, óbvio, maior lucratividade, permitindo receita e novos investimentos.

Ganhar mais peso, mais qualidade, maior valor agregado, no mesmo campo, no mesmo tempo e com o mesmo número de vacas.
Estas são as vantagens básicas ou benefícios da produção de terneiros de qualidade, de genética superior, comparativamente a terneiros comuns.
A opinião é do médico veterinário e analista de mercados, Eduardo Lund. Proprietário da Lund Negócios, em Pelotas, RS, com amplo conhecimento no campo de análises da produção pecuária e no mercado de carne.
Lund faz uma indagação aos criadores. “Por que não produzir terneiros de qualidade, quando as vantagens são tantas e os resultados compensam plenamente os custos de investimento?”.
À medida que se barateiam os custos da inseminação, a produção de um bom terneiro libera a vaca mais cedo para se recuperar e estar pronta para outra gestação, lembra o analista. “Também se reduz o tempo de ocupação da área de campo com bons terneiros. Eles ganham peso mais rapidamente e se aprontam antes, obtendo maior valor agregado por que saem da propriedade mais cedo e tem mercado garantido no segmento do novilho jovem, aumentando o giro do negócio”, aponta. Menos qualidade: mais tempo, menor lucro.
 Comparativamente, observa Lund, o terneiro sem qualidade demora mais para chegar num peso ideal ou será vendido com um peso mais baixo em relação ao de boa qualidade. “Tanto o terneiro de qualidade quanto o comum usam a mesma vaca e o mesmo campo, mas os resultados são diferentes” afirma. Ele faz a análise considerando os nove meses de gestação e mais seis a oito meses para a venda. O terneiro de qualidade terá entre 160 a 200 kg, e será vendido possivelmente acima dos R$ 4,00 o quilo. Já o sem qualidade terá um máximo de 150 kg e na venda poderá até obter cotação similar, mas valerá menos por ser mais leve.Esta é a principal diferença. O produtor de terneiros tem que fazer esta avaliação, porque a agropecuária é um negócio que tem que gerar lucro, e o terneiro de qualidade é um investimento com lucro certo”, afirma o analista ...

leia a reportagem completa: http://www.vitrinebage.com.br/601/pdf/213.pdf


 .

Nenhum comentário: