sexta-feira, 12 de junho de 2009

TEMPORADA TERMINA COM QUEDA NO PREÇO DO TERNEIRO

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Pesquisa do CP aponta redução de até 12,45% no quilo vivo em relação a 2008
PATRICIA MEIRA

Em época de projeções negativas para o PIB da agropecuária, a venda de gado para reposição sofreu dobrado. Além de enfrentar a retração causada pela crise, o circuito de terneiros foi pego de surpresa pela seca, que liquidou com as pastagens. O resultado foi queda de 8,9% no preço pago pelos machos e de 12,45% no das terneiras em relação a 2008. A liquidez acabou comprometida e sobraram fêmeas. No entanto, frente aos obstáculos, o outono não foi dos piores. A média de preço do quilo vivo (kg/vv) dos machos ficou em R$ 2,75 e a das fêmeas, em R$ 2,53 kg/vv no levantamento feito pelo Correio do Povo em 62 das 63 feiras oficiais e remates particulares. A pesquisa revela faturamento de R$ 31,17 milhões com a venda de 60.124 terneiros, terneiras e vaquilhonas ante aos R$ 32,8 milhões comercializados no ano passado. A queda não foi maior pelo aumento da oferta. "O impacto da crise foi mais profundo do que se esperava, e muitas compras não se confirmaram pela escassez de alimento. Dentro do possível, foi um bom resultado", analisa Jarbas Knorr, presidente do Sindicato dos Leiloeiros do Estado (Sindiler).

Fonte: jornal Correio do Povo

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FAMASUL lança a Campanha "Só à vista"

Os estados do Centro-Oeste do Brasil juntaram forças para defender a ideia de uma nova comercialização do rebanho bovino, mais justa, com menos riscos e "Só à Vista". A campanha, liderada em Mato Grosso do Sul pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado - FAMASUL, é feita em parceria com as Federações de Mato Grosso (FAMATO) e Goiás (FAEG). Os três estados terão campanha em rádio, televisão, sites, veículos impressos e outdoors que orientam o produtor rural a não vender a prazo, muito menos para frigoríficos em processo de recuperação judicial.

Fonte: http://www.beefpoint.com.br/famasul-lanca-a-campanha-so-a-vista_noticia_54442_15_166_.aspx .
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