quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Kátia Abreu deverá priorizar investimentos em logística, avalia Farsul

Presidente Carlos Sperotto mencionou gestão da senadora na presidência da CNA como base da avaliação


Presidente da Farsul, Carlos Sperotto, crê que Kátia Abreu dará prioridade para a logística | Foto: Vinícius Roratto / CP Memória

Presidente da Farsul, Carlos Sperotto, crê que Kátia Abreu dará prioridade para a logística | Foto: Vinícius Roratto / CP Memória
O presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Carlos Sperotto, acredita que a logística será um dos principais focos da senadora Kátia Abreu (PMDB) à frente do Ministério da Agricultura. 

"Ela deverá dar uma atenção toda especial à logística, pois quando esteve na presidência da CNA (Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil) se dedicou profundamente a esta questão", afirmou em entrevista ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado. Kátia se licenciou do cargo na entidade para integrar o governo de Dilma Rousseff. 

Segundo Sperotto, por se tratar de um dos maiores gargalos do agronegócio brasileiro, a logística pode alterar favoravelmente os resultados do setor caso seja tratada como prioridade pelo ministério. "Uma melhora deste segmento diminui o ônus no que diz respeito às perdas com transporte e armazenagem", avaliou. 

Sperotto acredita que, embora a nova ministra esteja ciente da dificuldade que deverá haver no sentido de liberação de verba - devido ao período de ajuste fiscal que o governo terá pela frente -, as demandas do agronegócio podem ser mais facilmente atendidas pela rapidez com que podem gerar resultados. "Em seis meses o setor dá o retorno dos investimentos realizados", disse. 

Para o presidente da Farsul, o discurso seguro e direto feito nesta segunda-feira, pela peemedebista, na cerimônia de posse, demonstra que seu trabalho à frente do ministério não será afetado pelas contestações que seu nome chegou a provocar quando foi indicada por Dilma. 

"Toda unanimidade é burra. Ela está disposta a encarar e perseguir o apoio necessário", afirmou. "Ela fez um bom treinamento na CNA. Portanto, ela leva (ao ministério) uma experiência com resultados positivos, e com isso terá mais peso no que diz respeito aos encaminhamentos." Sperotto, que acompanhou a posse em Brasília, deverá ser um dos principais interlocutores da Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul junto ao ministério. Ele, que é um dos vice-presidentes da CNA, espera que o bom relacionamento com Kátia ajude a avançar em questões importantes para o Estado, como a taxação do trigo de fora do Mercosul, como forma de incentivar o escoamento da produção gaúcha. 

Sobre a importação do cereal de terceiros países incide atualmente Tarifa Externa Comum (TEC) de 10%. Na próxima semana, Sperotto pretende solicitar à ministra audiência com o novo secretário da Agricultura do RS, Ernani Polo (PP). "Não queremos tirar vantagem, mas temos um contato já bem aprimorado de comunicação", disse.

fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário: