domingo, 8 de fevereiro de 2015

3 mapas para ver onde estão gado, frangos e porcos no mundo


A fazenda mundial
Gado na Inglaterra

O mundo tem hoje nada menos do que 19,6 bilhões de frangos sendo criados: isso dá quase 3 para cada habitante do planeta.

Se você juntasse estas aves com os 980 milhões de porcos e 1,4 bilhão de cabeças de gado, eles pesariam mais do que todos os humanos e animais selvagens do mundo juntos.

Saber como esta produção pecuária está distribuída pelo mundo não é importante apenas do ponto de vista econômico, mas também ambiental e de saúde: a produção contribui para o aquecimento global e doenças como a gripe aviária continuam bem vivas na memória.

Veja a seguir 3 mapas que mostram a distribuição de frangos, porcos e vacas pelo mundo. Eles foram divulgados em meados de 2014 no PLOS, uma plataforma acadêmica online, por um grupo de pesquisadores liderados por Timothy Robinson, do CGIAR, um centro de estudos dedicado à segurança alimentar:


                           GADO

Robinson et al/PLOS
Mapa com distribuição de gado pelo mundo
Mapa com distribuição de gado pelo mundo
Mapa com distribuição de gado pelo mundo: a cor acompanha o número de cabeças por metro quadrado
1,43 bilhão de cabeças de gado estão espalhadas pelo globo. Chama a atenção as grandes concentrações na Índia e na América do Sul, em uma mancha que começa no centro-oeste brasileiro e desce até Uruguai e Argentina.

Há uma produção considerável no norte da Europa, na China, nos Estados Unidos e em uma faixa na África. Mas grandes áreas do continente praticamente não tem gado, o que também ocorre em Canadá, Rússia e na região amazônica.


FRANGOS

Robinson et al/PLOS
Mapa com distribuição de frango pelo mundo
Mapa com distribuição de frango pelo mundo
Mapa com distribuição de frango pelo mundo: a cor acompanha o número de aves por metro quadrado
O mundo tem cerca de 19,6 bilhões de frangos. Como ele é um animal menor e que exige menos recursos, sua distribuição pelo mundo segue de forma mais próxima a distribuição da população humana.

Nos Estados Unidos, maior criador de frango do mundo, a produção é mais concentrada no Sul e na Costa Leste. No Brasil, a criação é mais forte no Sul e no Sudeste e pode ultrapassar em 2015 a China para atingir a vice-liderança mundial.

Mapa com distribuição de porcos pelo mundo
Mapa com distribuição de porcos pelo mundo: a cor acompanha o número de cabeças por metro quadrado


PORCOS

Mapa com distribuição de porcos pelo mundo
O mundo tem por volta de 980 milhões de porcos. Em roxo, estão destacados países islâmicos onde supõe-se que há uma quantidade insignificante do animal.

A distribuição de porcos pelo mundo é bem desigual: eles são raros na Austrália e em grande parte da Ásia e bastante concentrados em partes dos Estados Unidos e no Sul do Brasil. A China ganha de lavada, mas há quem diga que os números do país neste quesito não são 100% confiáveis.

fonte: Exame .com

Nenhum comentário: