domingo, 7 de junho de 2015

Excelentes resultados marcam a última edição da PAC HB



SONY DSC
SONY DSC
A Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) em parceria com a Embrapa Pecuária Sul realizou na última terça feira, 02 de junho, o Dia de Campo para apresentação dos resultados da Prova de Avaliação a Campo (PAC) com os reprodutores dos mais respeitados criatórios de Hereford e Braford do país, avaliados sob o mesmo manejo e condições ambientais. Só participam da avaliação os tourinhos selecionados entre os tops 40% a desmama dos programas de avaliação genética homologados pela ABHB.
Na 11º edição da prova na raça Hereford e 20º da raça Braford, a PAC HB é pioneira entre as provas de ganho de peso no Brasil e, neste ano, foram sete meses de pesagens alternadas em 28 dias, que contaram com a participação de 18 touros Hereford e 20 Braford de 15 criatórios.
Os animais foram avaliados em diferentes quesitos, definidos em conjunto entre a ABHB e a Embrapa Pecuária Sul, tais como ganho de peso, área de lombo, gordura subcutânea, pureza racial, conformação de carcaça e sexualidade. Este processo possibilitou identificar os animais superiores em termos de genética, o que os subdividiu em três classes de reprodutores: de elite, superiores e comerciais. Segundo o coordenador da PAC, Roberto Collares, o desempenho dos animais foi satisfatório, onde o ganho médio diário de peso para a raça Braford foi de 0,95 Kg, enquanto que os da raça Hereford o ganho foi de 0,91 Kg.
SONY DSC
SONY DSC
Com muitos anos de seleção genética, a Estância Guatambu, propriedade do criador Valter Pötter, venceu a PAC em cinco posições, sendo os três primeiros lugares na raça Hereford e o segundo e terceiro lugar na raça Braford. “Trabalhamos com programa de melhoramento genético há muito tempo por seleção de características produtivas, as quais são avaliadas na PAC, e os animais selecionados na propriedade com estes destaques vieram aqui e comprovaram isso nas posições que ficaram nas duas raças”, explica.
Na raça Hereford, a Estância Guatambu venceu as três primeiras posições.
Na raça Hereford, a Estância Guatambu venceu as três primeiras posições.
A PAC é uma prova que reflete animais produtivos a nível campo, e considera características de produção econômica na pecuária de corte, além de possui grande credibilidade na parceria entre a ABHB e a Embrapa à frente do programa. “Nosso apoio é total e somos pioneiros em participação, assim seguiremos sempre com as duas instituições participando deste tipo de prova, buscando sempre animais produtivos e mais eficientes da pecuária de corte”, frisa Pötter.
Durante a avaliação os animais foram submetidos a campo nas mesmas condições, no mesmo período, lugar, temperatura e alimentação. Para o vencedor da Prova na raça Braford, o proprietário da Estância Luz de São João, Celso Jaloto, “isso possui uma grande importância para mim e, também, para o produtor em si, o qual pode fazer uma avaliação de como está a sua genética, aonde pode melhorar, de que forma os seus animais ao serem comercializados serão agregadores de genética nos diversos rebanhos do Estado”, enfatiza.
Na raça Braford o vencedor foi da Estância Luz de São João.
Na raça Braford o vencedor foi da Estância Luz de São João.
Valorização dos animais que participam da PAC: os destaques da PAC tem um destino certo
O mercado busca animais com diferencial durante os leilões, em termos de desempenho, valorização e avaliação. Comercialmente, os animais que participam da prova, de acordo com Jaloto, com certeza terão um diferencial a mais, pois já foram testados, e quem compra esta genética sabe que está adquirindo um animal melhorador.
Dentre os remates, os compradores tem tanto a possibilidade de levar os animais para a sua propriedade quanto para centrais de inseminação, e ambos são muito bem valorizados em cifras. “Temos exemplos dos outros anos com valorização acima de 20% da média esses animais que participam da PAC e que tem um destaque em termos de desempenho”, lembra Valter Pötter.
Entre as novidades desta edição, após o encerramento da prova houve a realização do Teste de Consumo Alimentar Residual (CAR) – devido a uma Emenda Parlamentar implantada pelo Deputado Afonso Hamm (na qual as verbas para este teste foram liberadas) e o Perfil de DNA genotipado, com o objetivo de aumentar a gama de informações.
A programação do Dia de Campo ainda contou com a realização de duas palestras técnicas: uma com a pesquisadora Bruna Sollero abordando o tema “A utilização de touros jovens na transferência de tecnologia de melhoramento genético”, e o pesquisador Marcos Yokoo que irá abordar os resultados da pesquisa sobre consumo alimentar residual dos touros Hereford e Braford. Após a divulgação dos resultados e das palestras, foi feita uma apresentação dos animais que se destacaram na PAC, com comentários do pesquisador Joal Brazzale Leal.
SONY DSC
SONY DSC
SONY DSC
SONY DSC
SONY DSC

Nenhum comentário: