terça-feira, 23 de agosto de 2016

Precocidade à prova em Concurso de Carcaça Angus no Paraná

concurso_carcaca
Animais extremamente jovens e, mesmo assim, com pesos excelentes e expressivos escores em rendimento marcaram o Concurso de Carcaças Angus realizado durante a programação da 41º Exposição-Feira Agropecuária e Industrial de Guarapuava (Expoguá), no Paraná. O abate, realizado de 8 a 11 de agosto em parceria entre a Associação Brasileira de Angus e CooperAliança, coroou o trabalho do criador Antônio Zancanaro, da Fazenda Rio da Paz, do município de Cascavel. Seus animais atingiram o maior rendimento entre os machos, ao alcançar média de 276 quilos para exemplares de 11 meses de idade e rendimento de 56,67%, totalizando 103,5 pontos.
Entre as fêmeas,vitória para o criador Augustinho Passaúra, do município Turvo. Os animais, com média de 214 quilos para 13 meses de idade, tiveram um rendimento de 54,84%, totalizando 108,33 pontos. O criador também foi vice-campeão no concurso entre os machos com lote que alcançou 95,50 pontos ao obter peso médio de 269 quilos e 12 meses de idade.
A 3º edição do Concurso contou com a participação de 220 animais, sendo 134 machos e 86 fêmeas. A disputa tinha por objetivo uma imersão no frigorífico, onde os criadores podiam avaliar seu trabalho em números direto no gancho. Os ganhadores foram aqueles que obtiveram melhores escores de classificação de carcaças dentro do regramento do Programa Carne Angus Certificada. Os critérios de pontuação eram Idade (Hiper/Super/Precoce), peso de carcaça, acabamento, conformação, rendimento de Carcaças e contusões.

Crédito: Fábio Medeiros

Nenhum comentário: