Incremento nas exportações em dezembro foi de 14% em volume e 7% em faturamento em relação ao mês anterior
São Paulo, 11 de janeiro de 2017 – As exportações brasileiras de carne bovina fecharam o ano de 2016 com faturamento de US$ 5,5 bilhões. De janeiro a dezembro, foram embarcadas mais de 1,4 milhão de toneladas. Em comparação com o ano anterior (2015), o volume embarcado teve um aumento de quase 1%. Porém, o faturamento registrou uma retração de 7%.
O cenário cambial em queda somado a problemas conjunturais de importantes mercados para a carne brasileira - como Rússia, Venezuela, e Egito - refletiram negativamente nos números de exportação do setor em 2016.
Hong Kong, mais uma vez, liderou as importações de carne bovina brasileira, com 11% de aumento no volume comprado e 5% em receita. Outro grande destaque do ano foi a China, que ocupou a terceira posição entre os maiores compradores do produto nacional.
São Paulo, 11 de janeiro de 2017 – As exportações brasileiras de carne bovina fecharam o ano de 2016 com faturamento de US$ 5,5 bilhões. De janeiro a dezembro, foram embarcadas mais de 1,4 milhão de toneladas. Em comparação com o ano anterior (2015), o volume embarcado teve um aumento de quase 1%. Porém, o faturamento registrou uma retração de 7%.
O cenário cambial em queda somado a problemas conjunturais de importantes mercados para a carne brasileira - como Rússia, Venezuela, e Egito - refletiram negativamente nos números de exportação do setor em 2016.
Hong Kong, mais uma vez, liderou as importações de carne bovina brasileira, com 11% de aumento no volume comprado e 5% em receita. Outro grande destaque do ano foi a China, que ocupou a terceira posição entre os maiores compradores do produto nacional.
Posição 
 | 
País 
 | 
Faturamento US$ (jan a dez/2016) 
 | 
Volume em toneladas (jan a dez/2016) 
 | 
1 
 | 
HONG KONG 
 | 
1.145.445.399,01 
 | 
330.509,84 
 | 
2 
 | 
UNIÃO EUROPEIA 
 | 
739.346.247,05 
 | 
117.767,70 
 | 
3 
 | 
CHINA 
 | 
706.297.670,92 
 | 
165.754,27 
 | 
4 
 | 
EGITO 
 | 
551.273.132,52 
 | 
176.871,89 
 | 
5 
 | 
RÚSSIA 
 | 
408.156.790,68 
 | 
138.785,21 
 | 
6 
 | 
IRÃ 
 | 
369.623.740,63 
 | 
94.985,17 
 | 
7 
 | 
CHILE 
 | 
300.960.668,81 
 | 
71.027,00 
 | 
8 
 | 
EUA 
 | 
284.453.955,51 
 | 
33.268,66 
 | 
9 
 | 
VENEZUELA 
 | 
131.933.285,76 
 | 
22.704,09 
 | 
10 
 | 
ARÁBIA SAUDITA 
 | 
112.487.027,35 
 | 
29.238,70 
 | 
Em 2016, dentre as categorias de carne exportadas pela indústria brasileira, a in natura liderou as vendas, totalizando um faturamento de US$ 4,3 bilhões e 1,1 milhão de toneladas embarcadas de janeiro a dezembro.
Posição 
 | 
Categoria 
 | 
Faturamento US$ 
 | 
Volume (toneladas) 
 | 
1 
 | 
In natura 
 | 
4.349.080.621,67 
 | 
1.077.281,64 
 | 
2 
 | 
Industrializada 
 | 
600.964.419,74 
 | 
105.572,58 
 | 
3 
 | 
Miúdos 
 | 
496.208.113,92 
 | 
195.552,30 
 | 
4 
 | 
Tripas 
 | 
49.802.242,73 
 | 
18.743,91 
 | 
5 
 | 
Salgadas 
 | 
19.706.103,09 
 | 
3.283,43 
 | 
Se considerado somente o mês de dezembro de 2016, o faturamento das exportações de carne bovina brasileira registrou US$ 455 milhões em vendas externas, um aumento de 7,4% em relação a novembro de 2016. Já em volume embarcado, foram 113,4 mil toneladas, com crescimento de 13,8% se comparado com o mês anterior.
Posição 
 | 
País 
 | 
Faturamento US$ (dez/2016) 
 | 
Volume em toneladas (dez/2016) 
 | 
1 
 | 
HONG KONG 
 | 
93.799.705,57 
 | 
26.174,27 
 | 
2 
 | 
UNIÃO EUROPEIA 
 | 
66.922.681,01 
 | 
10.041,74 
 | 
3 
 | 
CHINA 
 | 
63.214.443,81 
 | 
15.086,91 
 | 
4 
 | 
IRÃ 
 | 
46.976.627,22 
 | 
12.156,73 
 | 
5 
 | 
RÚSSIA 
 | 
39.040.494,76 
 | 
12.821,30 
 | 
6 
 | 
CHILE 
 | 
37.089.123,68 
 | 
8.234,07 
 | 
7 
 | 
EUA 
 | 
19.005.741,68 
 | 
2.449,37 
 | 
8 
 | 
ARÁBIA SAUDITA 
 | 
13.689.649,91 
 | 
3.433,22 
 | 
9 
 | 
EGITO 
 | 
12.523.646,51 
 | 
4.137,57 
 | 
10 
 | 
EMIRADOS ÁRABES UNIDOS 
 | 
9.232.932,84 
 | 
2.237,74 
 | 
Para 2017, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadores de Carnes (ABIEC) estima uma recuperação nas exportações com acréscimos no volume e faturamento. Novos mercados estarão no foco da entidade para este ano, como Coreia do Sul, Taiwan, Indonésia, Canadá, México e Japão. “Estados Unidos e União Europeia também estarão no centro das atenções para ampliarmos nossa presença”, afirma Antônio Jorge Camardelli, presidente da ABIEC.
Fonte: ABIEC
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