terça-feira, 14 de junho de 2011

Embargo russo à carne brasileira deve acabar até julho

são Paulo O embargo da Rússia à importação de carne bovina, suína e de aves de 85 frigoríficos brasileiros dos Estados de Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso pode ser suspenso até o final do mês que vem. A expectativa é do secretário Executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Alessandro Teixeira. - A imposição da Rússia foi divulgada no início deste mês. Desde então, representantes do Ministério da Agricultura e do Mdic têm tido reuniões para tentar solucionar a questão. A medida entraria em vigor no dia 15 deste mês.

"Estamos tentando resolver isso. Não é a primeira vez que acontece com a Rússia e não vai ser a última", disse o secretário, lembrando que o embargo foi motivado por questões fitossanitárias. Teixeira ressaltou ainda que a decisão russa não suspendeu toda a importação brasileira de carne para aquele país. "As empresas têm frigoríficos em vários estados, não somente naqueles três", afirmou.

Teixeira comentou que as razões do embargo são "técnicas" e que todas as recomendações russas estão sendo seguidas pelos frigoríficos. Daí a expectativa do governo de que a suspensão do embargo à carne brasileira originada destes 85 frigoríficos seja feita até o final do próximo mês. "São vários elementos que a gente tem que equacionar. Em alguns eles tem razão e em outros, não", afirmou.

Ontem, o secretário participou de encontro com exportadores promovido pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), no Rio de Janeiro, para tratar do lançamento da 30ª edição do Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex), que será realizado em agosto. O secretário quer também unificar toda a legislação vigente sobre comércio exterior.

FONTE: DCI

Nenhum comentário: