domingo, 12 de junho de 2011

Para produtor norte-americano a comunicação é um grande aliado da Defesa

Dilemas e desafios não faltam para a cadeia produtiva da carne. Entre tendências de mercado, análises econômicas, modelos de produção sustentável, nesta manhã do segundo dia do Congresso Internacional da Carne, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Phillip Bradshaw, produtor norte-americano ligado a vários conselhos de pecuária dos Estados Unidos, trouxe uma questão singular ao debate: o problema da imagem do setor na opinião pública.

A empreitada de Bradshaw começou quando ele percebeu que o consumo de carne nos EUA caiu do início da década de 90 pra cá. Essa mudança no comportamento, segundo Bradshaw, se deu por conta de uma forte campanha contra o consumo de carne vermelha. “Vários grupos estão recebendo milhões de dólares para contar a histórias deles, onde a agricultura e a pecuária são duas grandes inimigas do meio ambiente.” explicou.

No entendimento de Bradshaw a cadeia precisa agir como um todo para desmanchar os poder corrosivo da divulgação de mitos e inverdades. “Chegou a hora de contar a nossa história. A produção de carne é segura e boa”, enfatizou. Para ele é fundamental que haja um empenho sério para educar e treinar os produtores rurais na defesa da produção agropecuária contemporânea, pautada exclusivamente pela ciência.

“Estamos fazendo um trabalho fraco na comunicação. Precisamos divulgar o valor da carne e mostrar que estamos produzindo o alimento do futuro. Devemos combater o medo do desconhecido com informação e com verdade. Não nos baseamos no que achamos sobre tal coisa, mas em dados científicos que colhemos”, comentou Bradshaw.

Contudo, lembra produtor que todos os esforços devem ser amparados no princípio da transparência. Como exemplo, ele comenta um caso curioso nos Estados Unidos. “A empresa Cargill convidou a famosa apresentadora de televisão Oprah Winfrey para conhecer um de seus frigoríficos. A visita foi acompanha pela imprensa e rendeu uma boa imagem. Um importante crítico da cadeia produtiva da carne no EUA acabou escrevendo coisas boas sobre o processamento de carne. A transparência vale a pena. Precisamos expor mais nosso trabalho, essa é a nossa defesa”, concluiu Bradshaw
Fonte: RIT

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