quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

País voltará a vender carne bovina para a África do Sul

A África do Sul voltará a comprar carne bovina brasileira, pondo fim ao embargo iniciado em 2005, informou ontem o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, segundo a Agência Brasil.
Durante a divulgação das estimativas da safra 2009/10, o ministro disse que foi informado sobre o fim do embargo em uma conversa telefônica com uma autoridade sul-africana. "Isso representa a conquista de mais um mercado", disse o ministro. Segundo ele, o Brasil atualmente exporta carne bovina para 180 países, e a cada mês vai conquistando novos mercados.
De acordo com Stephanes, a princípio, o Brasil irá exportar apenas carne bovina desossada. "Falta assinar o acordo sanitário entre os dois países, documento que já está pronto", disse. Ele não fez previsões sobre os volumes que podem ser exportados ao mercado sul-africano.
Quando suspendeu as compras do Brasil, em 2005, a África do Sul havia comprado 11, 2 mil toneladas de carne bovina do país. O embargo foi imposto em outubro daquele ano em decorrência do surgimento de focos de febre aftosa nos Estados de Mato Grosso do Sul e Paraná.

FONTE: Valor Econômico

Nenhum comentário: