terça-feira, 4 de março de 2014

Estado avalia tornar obrigatória vacinação contra a raiva bovina

A secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul estuda a possibilidade de tornar obrigatória a vacinação de animais contra a raiva bovina. Conforme o supervisor da Coordenadoria Regional de Agricultura, com sede em Ijuí, Emilio Stumm, essa análise ocorre devido aos constantes casos da doença registrados no rebanho bovino gaúcho nos últimos tempos. Se isso ocorrer, a obrigatoriedade de imunização do rebanho bovino fica estabelecida por lei.

Recentemente a região de Ijuí teve mais um caso de raiva bovina, desta vez na localidade de Passo Burmann, interior de Catuípe. Um bovino morreu vitima da doença. Emilio Stumm frisa que o problema está controlado, mas os agricultores num raio de 12 quilômetros da propriedade onde foi constatada a raiva bovina foram orientados a vacinar os animais.

O medicamento precisa ser adquirido pelo produtor e custa menos de R$ 1 por bovino. Morcegos hematófagos, que transmitem a mencionada doença, foram encontrados em propriedades vizinhas do local do animal infectado e na Colônia Santo Antônio, em Ijuí, limite com Catuípe.
fonte: Radio Progresso

Nenhum comentário: