sexta-feira, 25 de julho de 2014

Ligue os pontos abaixo e descubra a revolução das importações de carne bovina da China

Quando a situação de excesso de oferta de carne bovina de 40 anos da Austrália chegará ao fim e dará aos produtores de carne australianos um retorno decente ao seu trabalho duro e investimentos? Ligue os pontos abaixo e descubra a resposta.
Em algum momento por volta de 2010, ocorreram mudanças na oferta e demanda da China por carne bovina e bovinos vivos. O primeiro mapa mostra a direção tradicional do fluxo de bovinos vivos comercializados no Sudeste da Ásia por 50 anos até 2010. O segundo mapa mostra os padrões de fluxo comercial de hoje.
Mapa 1 - SE A´sia
Mapa 2 - SE A´sia
No final dos anos noventa, a China revisou sua posição sobre o subsídio da produção de carnes e corretamente concluiu que alimentar com grãos suínos e frangos era mais eficiente do que fornecer esses recursos escassos e caros a ruminantes. Os subsídios para a produção de carne bovina foram significativamente reduzidos.
O rebanho chinês doméstico de aproximadamente 100 milhões de bovinos na virada de século começou a declinar. Dados não oficiais sugerem que o rebanho nacional de corte pode agora estar próximo a 70 milhões ou menos.
Os dados oficiais sobre consumo nacional de carne bovina aumentaram de 5,13 milhões de toneladas em 2000 para 6,53 milhões de toneladas em 2010.
Usando uma estimativa generosa de 150 quilos de carne bovina recuperada por carcaça doméstica, o consumo de 6,53 milhões de toneladas requereria abates anuais de 43 milhões de cabeças. Esse nível de abates de um rebanho de cerca de 70 milhões é obviamente não sustentável.
Os rebanhos bovinos nacionais em todos os vizinhos do sul da China reduziram dramaticamente durante os últimos cinco anos à medida que os bovinos vivos foram exportados para a China em um momento quando todas essas economias também estavam expandindo e aumentando seu próprio consumo doméstico.
Os preços domésticos da carne bovina em todos os vizinhos do sul da China aproximadamente dobraram nos últimos cinco anos.
Pela primeira vez em 50 anos da história do comércio, os bovinos vivos australianos enviados para a Malásia estão mais baratos do que um pequeno número de importações que ainda cruzam a fronteira vindos da Tailândia.
Milhares de toneladas de carne bovina (da Índia, norte e sul da América) estão indo para a China através do canal cinza, mas ainda isso não tem sido suficiente para suprir a crescente demanda com importações legais de carne da Austrália (e Nova Zelândia, Uruguai e Brasil) aumentando com relação aos últimos três anos.
Os preços para os bovinos tailandeses contrabandeados para a China estão próximos a US$ 4,71 por quilo de peso vivo. No momento em que esses animais chegam a seu destino na China, eles valem um pouco mais.
Os preços pagos aos produtores australianos permanecem baixos devido ao simples fato de que a oferta australiana continua excedendo a demanda.
Agora que a china quase exauriu as ofertas de bovinos vivos de seus próprios rebanhos e de seus vizinhos do sul, o próximo passo é a Austrália. A proximidade dos dois países permite que a China compre bovinos vivos da Austrália, bem como, carne bovina processada. Isso dá à indústria australiana uma vantagem significativa sobre o resto do mundo.
Uma vez que as exportações de animais vivos para a China começarem a fluir, a demanda finalmente ultrapassará a oferta e o produtor australiano irá, finalmente, ter um retorno justo a seus esforços.
Fonte: beefcentral.com., traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Nenhum comentário: