quarta-feira, 30 de julho de 2014

Simental e Simbrasil reforçam presença na Expointer 2014

Criadores visitantes de sete estados brasileiros e delegações da África, EUA, Uruguai, França e Canadá estarão em Esteio (RS)
visando ampliar seus investimentos nas raças.
A exposição de animais Simental e Simbrasil em terras gaúchas durante a Expointer 2014, será uma atração à parte na programação do evento mais importante do Cone Sul, sediado em Esteio (RS). Entre 30 de agosto e 7 de setembro, criadores do Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais levarão para a mostra mais de 100 animais das duas raças. O evento é promovido pela Associação de Criadores da Raça Fleckvieh, presidida pelo criador Eduardo Borges de Assis, com o apoio da Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil (ABCRSS) e do Centro Paulista da Raça Simental e Simbrasil (CPRSS). Os organizadores também esperam visitantes e criadores gaúchos e de várias partes do país, em especial dos estados de SC, PR, SP, RJ, ES, GO e PE, além do Distrito Federal. Já estão confirmadas também as delegações de criadores da África, Estados Unidos, Uruguai, França e Canadá.

Cronograma - O exame de admissão e pesagem dos animais acontece no dia 30, sábado, a partir das 10 horas. O julgamento de classificação dos animais da raça Simental acontece na segunda-feira (1/9), em dois turnos (manhã e tarde) às 9 horas e às 14 horas. Uma segunda etapa de julgamento ocorre na terça, às 9 horas. No mesmo dia, às 15 horas, será realizado o Julgamento de classificação dos animais da raça Simbrasil. Ainda não há confirmação do jurado.

Atividades - Os promotores pretendem realizar vários encontros de criadores começando no sábado (dia 30/8) com almoço de confraternização às 13 horas. Uma das novidades preparadas pela Associação de Criadores da Raça Fleckvieh é a inauguração do novo estande do Simental e Simbrasil com área de 300 m² e que terá a função de headquarter das raças em Esteio. Eduardo Assis confirmou ainda a realização de dois remates: o Leilão da Raça Simbrasil Expointer 2014 (dia 1/9, às 20 horas) e o Leilão Simental Expointer 2014 (dia 2/9, às 22 horas). O criador disse ainda que a exposição de Simental e Simbrasil ganhará uma atração especial: no dia 2, o show musical de 30 vozes com o Coral Ida Paoline e regência do maestro Marcelo Nadruz (19 horas). A programação das raças encerra com o Desfile dos Campeões no dia 5, às 10 horas.

Carne Simental – Uma das atrações do Simental e Simbrasil na Expointer em 2013 foi o lançamento da carne 100% gado europeu, resultante do Programa Carne Macia Jaguaretê, projeto pioneiro e exclusivo desenvolvido pela Fazenda Jaguaretê para o Rio Grande do Sul que utiliza na sua produção gado proveniente de cruzamentos 50% Simental com 50% de outras raças europeias. O resultado é uma carne com qualidade superior, saborosa e extremamente macia. A ação promocional da marca Jaguaretê continua este ano, como parte do projeto de fomento da Carne Simental.

SERVIÇO:
A programação completa do Simental e Simbrasil na Expointer pode ser acessada no seguinte endereço: www.simentalsimbrasil.org.br/noticia/303/expointer+2014

Sobre a ABCRSS - Fundada em 1963, a Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil - ABCRSS, com sede em Cachoeiro de Itapemirim/ES, conta com 2.570 associados inscritos desde a criação, distribuídos por todo o país. Mais de 390 mil exemplares Simental (Mestiços, PC e PO) e 37 mil da raça Simbrasil (dados até 12/2013) estão no registro oficial. Estima-se que mais de 1,5 milhão de bovinos com sangue destas raças faça parte do rebanho brasileiro em sistemas produtivos de carne e leite. Na 16ª Edição (2013), o Sumário de Touros avaliou mais de 86 mil animais de ambas as raças, em 226 criatórios de todas as regiões brasileiras, dentro do Programa de Melhoramento Genético iniciado nos anos 70. Nos últimos quatro anos a Associação intensificou o intercâmbio de genética com países latino-americanos destacando-se Costa Rica, Panamá, México, Colômbia e Chile. Em 2012 iniciou o projeto de certificação para marcas de carne dentro do conceito Top Beef Premium. Saiba mais:www.simentalsimbrasil.org.br.

Logo ABCRSS

Nenhum comentário: