domingo, 25 de outubro de 2015

Brasil e Paraguai são os mais novos membros da Aliança de Produtores de Carne Bovina


O grupo mundial das cinco maiores nações produtoras de carne anunciou a inclusão de Brasil e Paraguai como novos membros. O anúncio aconteceu na quinta-feira (22), durante a conferência anual da Five Nation Beef Alliance (FNBA), em Mazatlán, no México.
A Aliança de Produtores de Carne Bovina agora é composta por Canadá, México, Estados Unidos, Nova Zelândia, Austrália, Brasil e Paraguai, e representa 50% da produção e 75% das exportações mundiais de carne bovina. Desde 2014, a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) atua como membro observador e será a representante do Brasil na aliança mundial.
Para o diretor secretário da Acrimat, Francisco Manzi, a adesão é uma conquista. “Teremos uma posição mais forte perante o mercado internacional. Conquistamos parceiros, produtores, que têm as mesmas dores, mesmas dificuldades, mesmos problemas e que agora podem sentar juntos para encontrar soluções que sejam globais”, destacou Manzi.
A importância da participação do Brasil é também uma possibilidade de influenciar nas negociações internacionais como o acordo transpacífico (TPP), combater barreiras sanitárias e comerciais, além de coordenar atuação nos fóruns de referência internacional como Codex, OIE e comitê SPS/OMC.
Para Scott Champion, diretor executivo da Beef and Lamb New Zealand, além de representar a América do Sul, o Brasil está alinhado com as diretrizes da FNBA.
“Há duas novas nações da América do Sul juntando-se a nós hoje, uma delas é o Brasil, que realmente capturou a razão das ações da Aliança. Os países exportadores estão compartilhando ideias, problemas e soluções, tentando encontrar maneiras de abordar todos os aspectos globais do setor, e é sobre isto que é a aliança mundial”, afirmou Scott Champion.
Fonte: Carnetec 

Nenhum comentário: