A Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) e a Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) oficializaram na tarde de ontem (9), na sede da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (FARSUL), o acordo de cooperação que viabiliza os Protocolos de Adesão Voluntária Carne Certificada Hereford e Carne Braford Certificada, pertencentes ao Programa Carne Pampa, da ABHB, no Sistema de Gestão dos Protocolos da CNA e na Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA – MAPA).
O evento contou com a presença do presidente do Sistema Farsul, Carlos Sperotto, do coordenador técnico da CNA, Og Arão Rubert, do presidente da ABHB e seu respectivo vice, Luciano Terra e Pedro Monteiro Lopes, do CEO da Entidade, Fernando Lopa, além de representantes de diversas entidades ligadas ao setor e produtores de Hereford e Braford.
Na avaliação do presidente da Farsul, Carlos Sperotto, que conduziu a solenidade, a assinatura deste acordo de cooperação “é um grande passo na busca de mais qualidade e melhoria do rebanho, além da promoção da pecuária brasileira. É mais uma conquista do setor”, comentou.
“Ficamos agradecidos a todos que apoiaram a ABHB nessa jornada. Esse protocolo de cooperação nos dará a oportunidade de buscarmos uma diferenciação no mercado, mostrando toda a qualidade das raças Hereford e Braford”. A ABHB soma hoje mais de 270 mil matrizes no Brasil. A cada ano cerca de 50 mil novos registros são realizados, atingindo um total de 300 associados espalhados pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Brasil Central.
Em sua manifestação, o vice-presidente da Farsul, Gedeão Silveira Pereira, reforçou a importância dos programas de certificação em desenvolvimento no país. “As associações de criadores tomaram para si essa bandeira de qualificação e padronização dos exemplares para pecuária de corte, e os resultados já podem ser vistos pelos campos do Estado. Os programas de certificação são de fundamental importância para ajudar nessa caminhada, para que a evolução seja ainda mais rápida”.
O que são os Protocolos de Sistemas de Rastreabilidade de Adesão Voluntária:
Cabe, por lei, à CNA, a gestão dos protocolos de adesão voluntária, que visem embasar a certificação oficial brasileira, sendo necessário que a empresa interessada em fazer menção à raça bovina nos rótulos de seus produtos comerciais tenha protocolo aprovado entre a CNA e a respectiva associação representativa da raça no Brasil. Os protocolos firmados indicam as garantias que serão repassadas ao Serviço de Inspeção, que autorizará a menção de Carcaças das raças Hereford e Braford na rotulagem das empresas que cumpram os requisitos constantes nos protocolos.
Saiba mais sobre o Sistema Gestor dos Protocolos de Rastreabilidade de adesão voluntária da CNA aqui.
Por Tatiana Feldens, reg. Prof. 13.654
Fotos: Gerson Raugust e Tatiana Feldens
Ascom ABHB
Nenhum comentário:
Postar um comentário