quinta-feira, 28 de julho de 2016

Expointer terá 4.285 animais de argola



A 39ª  Expointer, marcada para o período de 27 de agosto a 4 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, terá 4.285 animais de argola, de 156 raças, inscritos nas competições.
O número, divulgado ontem pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), é 9,94% inferior ao de 2015, quando 4.758 animais, de 169 raças, estiveram na exposição. As categorias que apresentaram crescimento em relação ao ano passado foram os bovinos de corte, com 1,66%, e os bubalinos, com 71,43%. A maior redução foi registrada entre os zebuínos, com queda de 62% no número de inscrições.

De acordo com o responsável pelo Serviço de Feiras e Exposições da Seapi, Pablo Charão, a queda era esperada e vem se registrando ao longo dos últimos anos em razão do aumento dos custos com o transporte e alojamento dos animais.

Para facilitar o acesso dos interessados, associações de criadores subsidiaram parte do custo aos produtores. A Associação Brasileira de Criadores de Devon (ABCD) isentou os expositores da raça da taxa de inscrição. Em 2015, participaram da feira 55 animais. Neste ano, serão 57. Já a Associação Brasileira de Angus subsidiou parte do frete dos 167 animais inscritos. O presidente da entidade, José Roberto Pires Weber, diz que a redução é pequena em relação ao ano passado, quando estiveram na exposição 176 animais da raça. "Não é apenas na Expointer que diminui a participação dos animais de argola, é em todas as feiras do país. Estimamos que o custo por animal na Expointer fique em torno dos R$ 10 mil", afirma.

Weber destaca ainda que o período de duração da Expointer tem sido um desestímulo para os produtores.

"Neste ano, vamos trazer ao debate na feira a redução do número de dias", anuncia.

"Além dos custos, isto acaba prejudicando as tarefas nas propriedades," analisa.


As inscrições para os animais rústicos seguem até o dia 15 de agosto na Seapi.
fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário: