quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

MARFRIG ANUNCIA ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES EM ALEGRETE. EMPRESA ESTÁ ABERTA A NEGOCIAÇÕES COM FRIGORÍFICOS INTERESSADOS EM MANTER A PLANTA EM OPERAÇÃO.

Em reunião realizada nesta quarta-feira (28), no Palácio Piratini, em Porto Alegre, o vice-presidente Global do Grupo Marfrig, Heraldo Geres, e o Diretor do Marfrig no Rio Grande do Sul, Luís Firmino anunciaram oficialmente ao vice-governador José Paulo Cairolli, ao secretário estadual da Agricultura, Ernani Polo, ao deputado estadual Frederico Antunes, ao secretário substituto da Fazenda, Luís Antônio Bins, e ao presidente do Sindicato Rural do Alegrete, Pedro Piffero, que devido a dificuldades de gestão, o Grupo Marfrig decidiu encerrar, a partir do mês de janeiro, as atividades da planta do Frigorífico Marfrig, em Alegrete.
De acordo com Heraldo Geres, a decisão pré-anunciada no início deste mês não pode ser alterada e o fechamento da planta ocorrerá ao longo de janeiro de 2017. No entanto, o vice-presidente global do Grupo Marfrig, anunciou a manutenção do funcionamento de outras duas plantas do frigorífico localizadas, em São Gabriel e Bagé, que inclusive estão habilitadas para exportação de carne ao exterior. Geres anunciou também, que o Marfrig está aberto a negociações com outros frigoríficos que estejam interessados em assumir a planta do grupo, em Alegrete, que está arrendada do Frigorífico do Mercosul até 2031.
Para Frederico Antunes, o comunicado do Grupo Marfrig não era o esperado. "O que gostaríamos de ouvir hoje, era que a planta de Alegrete continuasse em operação. Infelizmente isso não ocorreu. Pelo menos, ficou aberta a possibilidade da transferência das atividades para outro frigorífico interessado. Temos que buscar uma alternativa para que frigorífico não seja fechado e que mais de 600 empregos sejam mantidos. Esse é nosso objetivo a partir de agora ao lado do Governo do Estado, prefeitura do Alegrete, Sindicato Rural e lideranças da região", finalizou Frederico.
Já Ernani Polo destacou que a Secretaria da Agricultura e o Governo do Estado irão verificar a disponibilidade de que outro grupo frigorífico assuma a planta o quanto antes. "Nossa ideia é ajudar nesse sentido e buscarmos algum frigorífico interessado em assumir essa planta do Marfrig, ainda neste início de 2017. O secretário chama a atenção para a relevância da planta a ser fechada que esta habilitada para vender aos principais mercados importadores de carne.", afirmou Polo.
O presidente do Sindicato Rural do Alegrete lamentou o anúncio justamente num período de incremento do abate na região da Fronteira. "Estamos prevendo incremento de 2% nos abates de bovinos neste ano, especialmente nos frigoríficos de inspeção federal, que é o caso do Marfrig. Oferta de gado existe na região.", garantiu Pedro Píffero.
Polo, Frederico e Piffero pretendem se reuni nos próximos dias com representantes de frigoríficos interessados em assumir a planta do frigorífico do Marfrig, no Alegrete.
*JUSTIÇA DO TRABALHO - MARFRIG*
Também nesta quarta-feira, a Justiça do Trabalho determinou a suspensão da demissão 648 trabalhadores do Frigorífico Marfrig, de Alegrete, a partir de ação ajuizada pela Sindicato da Alimentação. As demissões proibidas até se estabelecerem negociações entre patrões e empregados. A Multa é de R$ 100 mil pelo descumprimento da decisão.

Nenhum comentário: