quinta-feira, 26 de abril de 2018

Rabobank: Confira principais previsões para o mercado de carne bovina

O índice Rabobank Seven-Nation Beef subiu durante outubro e novembro, impulsionado por melhorias nos preços do gado nos Estados Unidos:
TPP
A versão de 11 membros da Parceria Trans-Pacífico (TPP) deverá gerar ganhos para os países exportadores de carne bovina Austrália, Nova Zelândia, México e Canadá – através de tarifas reduzidas no principal importador mundial de carne bovina do Japão, além de tarifas reduzidas em países importadores menores como Chile, Vietnã e Peru.
China abre mais mercado de carne bovina para o mundo
A China está permitindo mais importações de carne bovina e países importadores, intensificando a concorrência no mercado. O acesso à carne bovina resfriada foi concedido para a Argentina – o quarto país depois da Austrália, dos EUA e da Nova Zelândia a receber tal acesso.
Em carne bovina congelada, a Bielorrússia obteve aprovação e duas instalações foram oficialmente credenciadas em janeiro. A China também assinou um protocolo para a importação de carne bovina da França e do Reino Unido, e provavelmente iniciará embarques nos próximos meses.
Além disso, o primeiro carregamento de gado vivo do norte da Austrália – principal região de exportação de gado vivo – chegou em janeiro. Este barco é a indicação mais forte de que um comércio de gado vivo pode se tornar mais permanente.
Acordo entre Mercosul e UE
Uma nova proposta para permitir que os países do Mercosul enviem 99.000 toneladas de carne bovina para a UE com tarifas mais baixas foi apresentada como parte dessa longa discussão comercial. Este é um volume significativo, dado que as importações totais de carne bovina da UE nos últimos dois anos foram entre 204.000 toneladas e 270.000 toneladas.
O Brasil, a Argentina e o Uruguai já são os principais fornecedores da UE (responsáveis por 63% do total das importações da UE) – o Brasil sozinho respondeu por 107.000 toneladas em 2017. Os negociadores do Mercosul estão aparentemente buscando um aumento, para 150.000 toneladas. Esse impasse pode prolongar ainda mais as discussões, que já correm o risco de atraso devido às eleições brasileiras.
Produção dos EUA parece ainda mais forte
As previsões no final de 2017 foram de que a produção de carne bovina dos EUA vai crescer mais de 3%, ou um adicional de 360.000 toneladas. No início de 2018, com números atualizados de bovinos, condições favoráveis de mercado, e dado que grandes áreas dos EUA estão em seca, os aumentos de produção foram revistos em até cerca de 5%, ou cerca de 700.000 toneladas.
Brasil
O Rabobank estima que a produção brasileira de carne bovina aumentará em cerca de 5% durante 2018, reforçada por um número crescente de vacas que serão descartadas devido à queda dos preços dos bezerros.
Depois de ter diminuído 8% durante o primeiro semestre de 2017, as exportações brasileiras de carne bovina se recuperaram e terminaram 2017 mais do que 9%, em volume, em relação a 2016. Além disso, os preços médios de exportação também aumentaram 4%.
Hong Kong foi o principal destino em 2017, comprando mais de 350.000 toneladas de carne bovina do Brasil, um aumento de cerca de 25% em relação a 2016. A China foi o segundo maior comprador de carne bovina brasileira, importando mais de 210.000 toneladas: quase 30% mais do que em 2016.
O PIB do Brasil deve aumentar entre 2% e 3% em 2018, o que, por sua vez, deve apoiar uma recuperação consistente do consumo doméstico de carne bovina. Alguma demanda adicional será mais do que bem-vinda, à medida que uma oferta adicional – estimada em cerca de 400.000 toneladas – deverá estar disponível em 2018, quando a produção total de carne bovina brasileira deverá ultrapassar 9,8 milhões de toneladas.
Os frigoríficos se beneficiarão de maior produtividade e melhor utilização da capacidade resultando em custos fixos mais baixos em 2018. Do lado do produtor de gado, a maior disponibilidade de gado para engorda também deve resultar em menores custos. No entanto, o ritmo da recuperação do consumo local será fundamental na definição dos preços do gado vivo.
Oceania
Os impactos sazonais estão novamente impulsionando o mercado australiano. Com as condições mais secas entre janeiro e fevereiro, a demanda do produtor diminuiu e os preços caíram.
As previsões do tempo não são muito fortes para as chuvas que poderiam reduzir a seca e que estimulariam a demanda de reabastecimento em Queensland. Assim, os preços podem continuar caindo no primeiro trimestre.
O abate de bovinos em 2017 foi 2% menor que em 2016, com 7,2 milhões de cabeças. Os números foram mais fortes no segundo semestre do ano, com os abates sendo5% maior do que o período correspondente em 2016, ilustrando que a manutenção de ações para a reconstrução estava diminuindo e – à medida que o rebanho se reconstrói – mais animais chegaram ao mercado.
As exportações em 2017 refletiram o aumento da produção, que subiu 3%, para 1,01 milhão de toneladas. As exportações de gado vivo (engorda e abate) em 2017 foram 22% menores do que em 2016, com 760.466 cabeças.
As condições de seca em Queensland – que respondem por 40% do rebanho australiano – atrasarão o processo de reconstrução e limitarão o crescimento da produção até 2018.
Na Nova Zelândia, o abastecimento interno mais apertado e a melhoria do retorno das exportações ajudarão a sustentar os preços do gado. No entanto, o fortalecimento do dólar neozelandês em relação ao dólar americano desde o início de dezembro (quase 6%) continua a criar ventos contrários para os processadores. Consequentemente, o Rabobank espera que os preços permaneçam relativamente estáveis nos próximos três meses.
Os abates totais na Nova Zelândia nos primeiros três meses da temporada 2017/18 (out-dez) foram 15,5% maiores do mesmo período do ano passado. Desde dezembro, a maioria das principais regiões produtoras de gado tem recebido chuvas significativas, restaurando os níveis de ração e reduzindo a oferta de gado para os processadores.
Embora os preços de abate tenham diminuído um pouco no trimestre, os preços permaneceram relativamente firmes, apesar do forte aumento da produção doméstica.
A maior produção resultou em um aumento de 18% nas exportações no quarto trimestre de 2017. Combinado com fortes valores médios, o valor das exportações aumentou 29% em relação ao ano anterior.
UE
Estima-se que a oferta de carne bovina da UE aumente em 2018, devido a pequenos aumentos na produção e nas importações. Embora os preços na UE sejam variáveis, o Rabobank espera que os preços médios de 2018 sofram mais pressão.
A produção de carne bovina estabilizou em 2017, após vários anos de expansão. A oferta total da UE para 2017 foi estimada em 26,5 milhões de cabeças, ou 7,8 milhões de toneladas, um pouco abaixo do nível recorde de 2016.
As exportações e importações de carne bovina estavam perto do equilíbrio em 400.000 toneladas em 2017. Quase 75% das importações são provenientes da América do Sul e, em 2017, Argentina e Uruguai ganharam participação de mercado às custas do Brasil.
As negociações comerciais UE-Mercosul poderiam levar a um aumento dessas importações. Além do comércio de carne bovina, as exportações de animais vivos aumentaram 7%, para 1 milhão de cabeças, em 2017.
O consumo de carne bovina da UE vem caindo. No entanto, no sul da Europa – especialmente na Espanha e na Itália – o atual otimismo econômico sinaliza uma potencial demanda crescente por carne bovina.
China
O mercado chinês de carne bovina teve um forte desempenho nos últimos trimestres. Isso é refletido pelos constantes preços ao produtor desde agosto.
O preço de varejo da carne bovina também aumentou, em comparação com outras carnes.Em janeiro, o preço de varejo da carne bovina foi 2,5 vezes maior do que o da carne suína e 3,4 vezes maior do que o da carne de frango. Em janeiro de 2017, a diferença foi de 2,2 vezes e 3,3 vezes, respectivamente. A carne ovina, que é o substituto para a carne bovina, também registrou aumentos mais fortes nos preços nos últimos trimestres.
Os baixos volumes de produção causados por dois anos de seca no norte da China sustentaram os fortes preços da carne bovina e ovina. Além disso, a saída de pequenos e médios produtores de leite, motivada pela falta de rentabilidade, também contribuiu para o declínio da oferta de gado. Dado o longo ciclo de produção, espera-se que a oferta local de carne bovina seja limitada durante 2018.
Em 2017, as importações oficiais de carne bovina da China aumentaram em 20%, chegando a 695.000 toneladas. A competição entre exportadores sul-americanos tem sido intensa. O Uruguai superou o Brasil nos primeiros 11 meses, mas perdeu a primeira posição para o Brasil no último mês. Os dois países têm participações muito próximas nas importações totais da China em 2017, com o Brasil exportando 197.000 toneladas. A Argentina apresentou o maior crescimento, aumentando as exportações para a China em 66% em 2017.
A Argentina terá mais oportunidades em 2018, agora foi aprovada pela China para fornecer carne fresca refrigerada. Em 2017, os EUA e a Nova Zelândia obtiveram acesso ao mercado chinês de carne resfriada, que anteriormente só era acessível à Austrália. Devido aos altos preços, as importações da Austrália diminuíram 14% em 2017. No entanto, a Nova Zelândia apresentou um forte crescimento e, como resultado, o total de importações de carne resfriada caiu apenas 4% em relação ao ano anterior. Devido à tendência de premiumização no mercado consumidor chinês, espera-se que as importações de carne resfriada aumentem em 2018.
Estados Unidos
Os mercados de gado dos EUA iniciaram 2018 com otimismo cauteloso. 2017 terminou como o segundo ano mais rentável para os produtores de gado dos EUA – e, pelo menos para o primeiro trimestre de 2018, o impulso do mercado continua.
A expansão mais lenta que o esperado em 2017 e a pesada carga inicial de gado confinado criam uma oferta mais apertada do que o esperado e uma perspectiva de mercado mais brilhante para o segundo semestre de 2018. Os preços do gado no acumulado do ano estão em , ou acima, dos níveis esperados, apoiados por uma continuação da demanda sólida tanto no mercado interno quanto no externo.
Embora o tom do mercado tenha iniciado o ano com bases sólidas e continuação da lucratividade em todos os setores, há uma série de obstáculos potenciais que podem se tornar problemáticos à medida que o ano se desenrola.
Em primeiro lugar na lista de preocupações estão as condições de seca. Atualmente, existem 27 estados que estão mostrando vários graus de estresse hídrico. A população de vacas desses 27 estados é 31,4 milhões de cabeças, 76% da população de bovinos dos EUA.
Outras áreas que precisam de observação atenta são o risco de aumento dos pesos das carcaças. Atualmente, o número de animais confinados cresceu 8% em relação a um ano atrás. Devido à seca, as colocações nos confinamentos estão grandes e devem diminuir até o primeiro semestre do ano.
O fornecimento de boi gordo para o primeiro semestre do ano está definido – mas com uma boa disponibilidade de grãos a preços muito atraentes, será extremamente importante evitar o excesso de peso das carcaças para manter a produção total de carne bovina em níveis administráveis.
A outra incerteza no mercado são os incógnitas da política comercial dos EUA. As negociações do NAFTA estão em andamento, mas demoram para progredir. Ainda há discussão sobre a reabertura do KORUS, as tarifas ainda são um problema com o Japão e, houve comentários de que os EUA poderiam aderir ao TPP se as condições estivessem certas.
Canadá
O Canadá continua sendo um mercado cheio de sinais mistos. As condições de seca em uma parte do oeste do Canadá e a dificuldade em encontrar pastagem têm limitado os planos de expansão no setor. O rebanho de gado canadense, incluindo o número de vacas, continua estável ou marginalmente menor.
Ao mesmo tempo, a fraqueza do dólar, os preços atraentes do grão, a forte demanda por carne bovina e o aumento das exportações de carne bovina e de gado de corte significaram que a demanda por gado tem sido excepcional.
Isso se refletiu na redução das exportações de gado para engorda para os EUA – queda de 33% em 2017 – e forte demanda por bezerros (até 100.000 cabeças de bezerros dos EUA foram exportadas para o Canadá em 2017).
Como resultado, a base de boi gordo canadense tem sido incrivelmente forte – tanto na comparação entre os preços do animal vivo do Canadá e nos EUA, quanto no preço vivo do Canadá para os futuros de gado vivo da CME. O aumento na base foi impulsionado pela demanda agressiva dos frigoríficos por boi gordo.
Os níveis básicos têm sido tão fortes que isso causou preocupações de uma bolha que deixa o mercado de gado canadense vulnerável a uma correção de preços acentuada.
Tem havido um aumento no consumo de carne bovina per capita. Ao mesmo tempo, as exportações de gado e carne para os EUA continuam fortes, assim como as exportações de carne bovina para outros destinos.
Indonésia
As importações de bovinos para engorda em 2018 devem chegar a 500.000 cabeças, estável com relação ao ano anterior, com uma série de direcionadores chave. Em primeiro lugar, a demanda sazonal do Ramadã e Idul Adha vai impulsionar os números de importação nos primeiros meses de 2018.
Em segundo lugar, um possível alívio nos preços do gado australiano apoiaria as margens de confinamento. A demanda emergente da China por gado para abate proveniente de áreas livres da língua azul é uma ameaça, mas inicialmente não se espera que coloque pressão restritiva sobre a disponibilidade de gado para engorda.
México
A expansão do rebanho deverá continuar até 2018, com o programa do governo para repovoar o rebanho tendo um impacto positivo. Além disso, os bons preços incentivaram a reprodução continuada do gado em operações de cria. No entanto, nem todos esses bovinos permanecem no México – o resultado é que a expansão do rebanho poderá desacelerar e afetar a produção nos próximos anos.
A produção de carne bovina aumentou em 2017, atingindo 1,92 milhão de toneladas, um aumento de 2,5%. Espera-se que a produção de carne cresça, com mais gado disponível para abate e aumento dos peso. Em 2018, a produção deverá aumentar em cerca de 47 mil toneladas, para 1,96 milhão de toneladas, um aumento de outros 2,5%.
O consumo interno deverá crescer em 1,6% em 2018, impulsionado principalmente por grupos de renda mais elevados. As exportações mexicanas deverão aumentar em mais 20.000 toneladas, para chegar a 300.000 toneladas em 2018. Mas pode haver incentivos para exportar ainda mais, com interesse renovado e a possibilidade de a Rússia começar a importar carne bovina do México em 2018. O México continuou a ser um exportador líquido de carne bovina em 2017, exportando 280.000 toneladas de carne bovina, importando 206.000 toneladas.
Blockchain
As aplicações da tecnologia blockchain estão sendo amplamente desenvolvidas na indústria de alimentos. Embora muitas das primeiras aplicações tenham sido motivadas pelo desejo de aumentar a rastreabilidade e a transparência, com foco na segurança alimentar, existem oportunidades na cadeia de fornecimento.
Em sua forma mais simples, blockchain é uma plataforma digital que armazena, facilita e verifica transações entre usuários. Transações ou blocos são registrados em um registro compartilhado. Entidades individuais, como produtores ou processadores, possuem sua própria cópia do registro, que é conectada a milhares de outros registros da rede. Quando uma transação é feita, um novo registro (ou bloco) é criado e verificado pela rede e adicionado ao blockchain. Isso permite interações seguras e quase instantâneas entre as empresas.
O fundamento do blockchain é que ele permite a rastreabilidade das informações na cadeia de valor, simplificando drasticamente o processo de verificação da origem do produto, atributos de qualidade e práticas de produção e processamento. Isso oferece enormes possibilidades em um mundo no qual os consumidores desejam produtos seguros e de alta qualidade e aumentam a visibilidade de atributos e práticas ao longo da cadeia de suprimentos.
Além de seu uso nas indústrias de alimentos, a ferramenta pode ser usada também na área de produção. Por exemplo, interoperabilidade do blockchain o torna superior às soluções atuais de compartilhamento de características genéticas, tornando mais simples acompanhar o desempenho produtivo. Uma cadeia incluindo, entre outros, o produtor, o confinamento, o produtor e a organização genética poderiam compartilhar o desempenho e verificar os valores genéticos, que são todos transferidos em tempo real na transação.
A abordagem do registro compartilhado do blockchain simplifica drasticamente os processos de burocráticos, como a reconciliação de transações e a geração de relatórios: um benefício para os processadores/frigoríficos de carne bovina e para os produtores.
Para obter valor, o blockchain exige o envolvimento de todas as partes interessadas ao longo da cadeia de valor. Mas ilustrar valor e calcular uma distribuição adequada de custos e benefícios pode levar um tempo considerável – e isso continua sendo a maior barreira à adoção em larga escala.
No caso da demanda por blockchain ou da utilização de blockchain liderada pelo varejo, os produtores e os que estão na cadeia de fornecimento podem se sentir encorajados a participar da blockchain – e serão os primeiros a adotar a tecnologia que se beneficiará dos prêmios e eficiências iniciais.
Fonte: Rabobank, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Nenhum comentário: