quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Irã surge como opção para o RS na venda de gado vivo



A estimativa é de que o mercado iraniano tenha potencial para adquirir 100 mil cabeças por ano, somando-se à Turquia como destino do produto brasileiro


A notícia de que o Irã abrirá suas portas para a compra de gado vivo brasileiro representa, para o Rio Grande do Sul, oportunidade extra de exportação, já que hoje a Turquia tem sido o único destino do produto embarcado no porto de Rio Grande. Para o Brasil, a estimativa é de que o mercado iraniano tenha potencial para adquirir anualmente 100 mil cabeças – no ano passado, o Brasil embarcou um total de mais de 400 mil animais. Aos iranianos somam-se os sauditas, que também acenaram com a abertura de mercado. Com mais dois destinos no portfólio, os pecuaristas gaúchos ganham opções de vendas.
– O Estado não será, necessariamente, o único fornecedor possível, mas com o Pará somos os mais preparados, em termos de estrutura, para atender a essa demanda – avalia Fernando Velloso, da FF Velloso & Dimas Rocha Assessoria Agropecuária.
Diretor da Brasil Beef e da Associação Brasileira de Exportadores de Animais Vivos (Abreav) no RS, José Crespo também entende que os dois países representam novas alternativas para o produtor que quer vender gado em pé, ainda que remunerem menos do que os turcos. A crise econômica na Turquia foi um alerta de que é importante trabalhar com opções diferentes, evitando ficar refém de um único comprador.
– São alternativas para dar continuidade aos negócios. Poder manter a demanda em um momento crítico de liberação de áreas de pastagens para a lavoura é importante – pondera o diretor da Abreav.
Atualmente, os preços pagos nos embarques de animais têm similaridade com os do mercado interno. Mas chegou a haver diferença de cerca de R$ 1 a mais por quilo neste ano.
Números da superintendência do porto de Rio Grande mostram que, nos nove primeiros meses de 2018, o número de animais exportados já é 32% maior do que em todo o ano passado. Ontem, navio Polaris 2 embarcou 9,6 mil exemplares rumo à Turquia.
O ritmo diminuiu após a turbulência na Turquia – mas a qualidade do gado produzido fez o Estado ter preferência nos negócios. Velloso avalia, no entanto, que em razão da redução muitos criadores que priorizavam o mercado externo passaram a usá-lo como segunda opção.
– O negócio da exportação é alternativa. A orientação é que o produtor separe parte do gado, que não seja opção final para todos os terneiros – diz Crespo.

Fonte: GaúchaZH, por Gisele Loeblein

Um comentário:

nikkolayebba disse...

An impressive share, I simply given this onto a colleague who was doing a little analysis on this. And he in fact purchased me breakfast as a result of I found it for him.. smile. So let me reword that: Thnx for the treat! But yeah Thnkx for spending the time to debate this, I really feel strongly about it and love reading more on this topic. If attainable, as you grow to be experience, would you mind updating your blog with extra details? It is extremely helpful for me. Large thumb up for this weblog post! casino games