terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Maiores importadores de bovinos vivos, de 2015 a 2018

Evolução de compra dos maiores importadores de bovinos vivos entre os anos de 2015 a 2018.

Confira como tem evoluído a importação dos principais países compradores de gado em pé ao longo dos últimos anos e a previsão do USDA para o ano de 2019.
A Tabela a seguir apresenta os dados de compra, em milhões de cabeças, dos maiores importadores de bovinos vivos entre os anos de 2015 e 2019, segundo dados do USDA.
maiores importadores de bovinos vivos
Os Estados Unidos são o destaque dentre os maiores importadores de bovinos vivos, com participação nas compras de cerca de 50% de todo o mercado mundial (Figura abaixo).
E vale destacar também que as importações mundiais de animais vivos aumentaram ao longo dos últimos anos, já que entre 2015 e 2018 o números de animais comercializados aumentou 42,6%, saindo de 2,65 milhões de cabeças para uma estimativa de 3,78 milhões.
Em 2019 a perspectiva do USDA é as importações mundiais de bovinos vivos permaneçam relativamente estáveis frente aos dados de 2018.
E é igualmente importante destacar o aumento da participação da Turquia no mercado de importação de gado em pé, com crescimento de 6 vezes frente ao ritmo de compras apurado em 2015.
O Farmnews destaca que o mercado turco tem cada vez mais se consolidado como o principal destino dos bovinos vivos exportados pelo Brasil. Inclusive o aumento das compras de bovinos vivos brasileiros pelos turcos tem impulsionado a recuperação desse mercado no Brasil .
A Figura abaixo apresenta a participação dos maiores importadores de bovinos vivos em 2018, em quantidade de cabeças, segundo dados do USDA.

maiores importadores de bovinos vivos
Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

Nenhum comentário: