terça-feira, 19 de outubro de 2010

Primeira Geração de bezerros filhos de Touros Polled Hereford e Vacas Nelore demonstram a eficiência da genética Hereford

O zootecnista e criador, Paulo. Goulart atendeu a equipe de jornalismo da ABHB, para uma entrevista sobre a sua utilização do gado Hereford no Mato Grosso do Sul.

Paulo Goulart tem sua fazenda localizada na cidade de Paranaíba, no Mato Grosso do Sul, região em que segundo ele as raças Hereford e Braford ainda não são amplamente divulgadas e conhecidas. Paulo utiliza a genética Polled Hereford há um ano, porém a mais de 17 anos conhece os resultados deste cruzamento, e pelo segundo ano consecutivo comprou touros Polled Hereford de importante criatório gaucho, relatando que não teve nenhum problema com carrapatos, nem com a fertilidade dos animais; realizou o exame andrológico antes da temporada de monta e nenhum touro obteve resultado negativo, o que confirma o sucesso do investimento. Segundo o zootecnista, é importante observar o correto manejo dos animais para que estes possam desenvolver todo o seu potencial produtivo livres de problemas relativos à adaptação, bem como, ressalta, adquirir touros provenientes de criatórios de qualidade e que forneçam genética adaptada.

O criador ressalta também que, com sua experiência d e 28 anos como zootecnista, não encontrou nenhuma raça taurina que pudesse produzir bezerros de excelente qualidade, precocidade e terminação de carcaça rápida, como o Hereford. Por isso, a procura cada vez maior dos frigoríficos da região por novilhos cruzas Hereford e Braford, como solução para poder abater animais jovens e bem terminados, atendendo a fatia de mercado que busca uma carcaça "tipo exportação".

Com o sucesso obtido, Paulo Goulart pretende iniciar o controle do rebanho para chegar ao Braford definitivo, objetivando dessa maneira agregar maior valor ao seu criatório. Sobre a implantação da raça em sua fazenda, por ser um dos pioneiros no estado do Mato Grosso do Sul a utilizar a raça Hereford, afirma: “vejo um potencial enorme de crescimento tanto para os Polled Hereford como os Braford, uma vez que os pecuaristas da região desconhecem o potencial da raça”.

Segundo a visão de Paulo Goulart, os Bezerros de cruza PH x Nelore são os mais apropriados à sua região e possuem um excelente desenvolvimento e padrão racial.

Apesar da distância, ele diz que mantém-se informado através do site da ABHB (www.abhb.com.br) sobre as novidades e notícias do Hereford e Braford.

FONTE: Lorena Riambau Garcia
Assessoria de Comunicação ABHB
ascom.hereford@braford.com.br

Nenhum comentário: