sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Governo do RS avalia ações para campanha de vacinação contra aftosa

Após três dias de trabalho, encerrou nesta quarta-feira (20), a reunião dos Supervisores Regionais da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio (Seappa), em Porto Alegre (RS). Durante o encontro, foram discutidas e avaliadas diversas ações desenvolvidas pelo Departamento de Produção Animal (DPA), em especial a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, que ocorre de 1º a 30 de novembro.

De acordo com médico veterinário do Serviço de Doenças Vesiculares do DPA, Marcelo Göcks, ficou acertado "que na semana que vem inicia-se a distribuição das primeiras 924 mil doses para o interior do Estado". As vacinas destinadas aos produtores enquadrados no Pronaf, com até 50 cabeças de gado, podem ser retiradas nos escritórios regionais e Inspetorias Veterinárias e Zootécnicas (IVZs).

O técnico da Seappa salienta ainda que o sucesso da campanha depende de cada produtor rural. "É responsabilidade do produtor manter a sanidade do seu rebanho. Por isso, é importante que além da aquisição e aplicação das doses, seja feito o registro da quantidade de animais imunizados junto às IVZs, sob pena de ser multado, mesmo com a vacinação em dia", explicou Göcks.

A próxima etapa será para reforçar a vacina nos bovinos jovens com até 24 meses, os quais totalizam uma população de quatro milhões de cabeças. A vacinação realizada no mês de maio atingiu 95,66% do rebanho. Em todo o Estado, foram 13, 7 milhões de cabeças de gado imunizadas, de um total de 14,3 milhões.

Fonte: Governo do Estado do RS

Nenhum comentário: