quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Escalas de abate lá embaixo. Isso é perigoso.

A redução na oferta de animais encurtou sistematicamente as escalas de abate dos frigoríficos, como podemos ver abaixo.



Mas isso não dever ser visto como uma coisa permanente. Se você reparar no início de 2009 e no início de 2010 as escalas de abate oscilaram entre 5~6 dias. Hoje estão entre 3~4 dias. Hoje estamos testando a reta da tendência de queda, ao redor de 4 dias. Tivemos um ponto de baixa em agosto, com 2 dias de escala, onde as escalas estavam piores que hoje.

Daqui adiante depende do que você enxerga para o mercado. Se você está otimista irá dizer que essas escalas continuarão baixas daqui para frente e a arroba permanecerá firme, independente do preço atual. Se você espera que aparecerão bois na medida em que os pastos, mais verdes pelas últimas chuvas começarem a suportar os animais, é prudente não esperar que essa pressão de falta de animais continue indefinidamente.

Lembre-se: o mercado está ex-tre-ma-men-te pressionado para cima. Qualquer cheirinho de oferta fará essa arroba cair, no que depender dos frigofíricos. Poderíamos ver até dias de limite de baixa na bolsa, não sei. Esse gráfico nos mostra que a pressão de falta de animais, mesmo que atualmente está demonstrando falta de animais, está evoluindo para se reverter eventualmente.

Estou pessimista com o mercado? Não. Só não me deixei contagiar pela alta. Aliás, se você leu a Carta Pecuária de Longo-Prazo de julho eu dizia que esperava a arroba encostar novamente nos 95 reais. Ou seja, a alta era prevista pelos fundamentos do mercado, Não era novidade. Acima disso, como foi nessa última na semana na puxada de 95 para 102 é que foi uma grata surpresa.

FONTE: CARTA PECUÁRIA

Nenhum comentário: