sábado, 24 de abril de 2010

Rússia desaprova restrições às exportações argentinas


Rússia lançou uma dura advertência ao Governo da Argentina


A Rússia lançou no começo da semana uma dura advertência ao Governo da Argentina ao afirmar que buscará novos fornecedores de carne se o país seguir com sua política de restringir as exportações bovinas.
"O Governo argentino está pondo barreiras às exportações de carne à Rússia. Em uma economia de mercado, as importações não podem depender de decisões governamentais. Se há restrições, a Rússia se vê obrigada a buscar outros mercados", disse o diretor do Serviço Federal para Controle Veterinário e Fitossanitário russo, Serguey Dankvert.
A advertência quebrou o clima cordial que até esse momento tinha reinado no seminário empresarial russo-argentino celebrado no Jockey Club, em Buenos Aires, e que contou com a participação do presidente da Rússia, Dmitry Medvédev - primeiro governante russo que visita a Argentina em 125 anos de relações bilaterais - e o chanceler argentino, Jorge Taiana.
A Rússia é o principal mercado para a carne bovina fresca argentina. As vendas à Rússia chegaram a 141.279 toneladas em 2009. Nos dois primeiros meses desse ano, no entanto, os russos compraram 13.060 toneladas de carne fresca argentina, 33% do total embarcado no bimestre.
No entanto, pela falta de gado devido principalmente à seca e a alta dos preços no mercado interno da Argentina, o Governo do país voltou a interferir no comércio, com o secretário de Comércio Interior, Guillermo Moreno, autorizando de maneira pessoal cada embarque, o que complica o cumprimento de contratos fechados, em muitos casos, com vários meses de antecipação.
"Nós podemos investir na Argentina, mas se vocês restringem as exportações de carne, então o negócio russo não virá aqui", disse Dankvert, que começou sua exposição lembrando que, há anos, a Argentina exportava toneladas de manteiga à Rússia e acabou perdendo esse mercado. "Agora mesmo, as compras de carne do Uruguai e do Paraguai estão crescendo e a Argentina pode perder esse mercado".
O próprio Medvédev concordou que a advertência era séria. "É uma opinião muito franca. Devemos avançar para não nos perdermos como sócios", disse o presidente russo, destacando que "a carne argentina é muito saborosa".
"Não há com o que se preocupar. A Argentina vai cuidar de seus mercados e seu potencial exportador. As decisões do país podem ter afetado momentaneamente o comércio, mas se encontrará uma solução em longo e médio prazo", disse o chanceler argentino, Taiana.

FONTE: BEEFPOINT

Nenhum comentário: