sábado, 18 de agosto de 2012

CemetRS fará previsão do tempo ao vivo na 35ª Expointer


A Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) participará, de 25 de agosto a 2 de setembro, da 35ª Expointer, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Entre as atrações disponíveis na Casa da Fepagro, a equipe de meteorologistas e agrometeorologistas do Centro Estadual de Meteorologia (CemetRS) fará a previsão do tempo diariamente. 

A equipe também estará disponível para atender ao público em geral com informações sobre o tempo, o clima e o impacto do clima na agricultura. Ligado à Fepagro, o CemetRS oferece o serviço de previsão de tempo e clima aos usuários das áreas de agricultura, defesa civil, energia, meio ambiente, saúde pública, entre outros, e desenvolve pesquisas relacionadas aos impactos dos elementos meteorológicos e climáticos sobre a definição de rendimentos, zoneamentos agrícolas, épocas de semeadura e necessidades hídricas das principais culturas agrícolas do Estado. 

A Casa Fepagro também disponibilizará ao público informações sobre programas atualmente em desenvolvimento pela fundação, como o Mais Água e o Dissemina. O projeto Mais Água prevê um conjunto de trabalhos que envolvem o monitoramento e a coleta de dados sobre a disponibilidade e qualidade da água no ambiente rural do estado. O Dissemina (Programa Estadual de Incremento da Qualidade Genética da Pecuária de Carne e Leite) tem como objetivo o incremento da qualidade genética da pecuária de carne e leite em sistemas de agricultura familiar do Rio Grande do Sul. 

Durante o período de realização da Expointer também será lançado na Casa da Fepagro no Parque de Exposições o Seminário Internacional Água, Irrigação e Alimentação, a ser realizado entre 16 e 18 de outubro, em Porto Alegre. O evento deve reunir especialistas de todo o país e do Exterior para discutir temas como a oferta de água, a segurança alimentar e nutricional e a irrigação.

Fonte: Fepagro 

Nenhum comentário: