quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Dez países optam por embargo completo ou parcial às importações brasileiras de carne


Taiwan, Chile e Jordânia anunciaram restrições às importações brasileiras de carne bovina após um caso de encefalopatia espongiforme bovina (BSE) relatado no dia 7 de dezembro, confirmou hoje o Ministério da Agricultura do Brasil a CarneTec Brasil.
Jordânia comunicou ao governo brasileiro o embargo sobre produtos de carne bovina apenas do Estado do Paraná, onde o caso de EEB foi inicialmente detectado. Por enquanto, o Chile impôs embargo sobre importações de farinha de osso e de carne. 
Em nota, Taiwan comunicou sua decisão de embargar carne brasileira, apesar da atual prohibição imposta sobre importações de carne. As exportações brasileiras de carnes processadas para Taiwan em 2012 atingiram US$ 88.000 em vendas, segundo informações da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec).
Com estas últimas decisões, segundo o governo brasileiro, há oito embargos sobre carne brasileira: Coreia do Sul, China, Japão, África do Sul, Arábia Saudita, Taiwan, Chile e Jordânia.
Porém, CarneTec Brasil atualmente conta com 10 países, após o anúncio do Líbano e do Peru no dia 2 de janeiro e 31 de dezembro, respectivamente. 
O Ministério da Agricultura comunicou hoje não ter recebido comunicado oficial do Líbano e doPeru, e, portanto, não inclui estes paises na lista de embargos.
No dia 2 de janeiro, o Serviço Nacional de Sanidade Agrária do Peru (Senasa) comunicou em nota a decisão de impor embargo a importações brasileiras de carne bovina, notícia divulgada apenas por CarneTec Brasil
As barreiras são imcompátiveis com as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC), destacou a secretária de comércio exterior do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior, Tatiana Lacerda Prazeres. 
Cabe dizer que o Brasil dará prazo aos países que embargaram as importações de carne até março paraeliminar as medidas ou registrará uma queixa na OMC.
fonte: CarneTec

Nenhum comentário: