terça-feira, 26 de março de 2013

Angus amplia presença no Brasil



De acordo com dados oficiais da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia) nove em cada dez bezerros de cruzamento industrial programados para nascer em 2013 terão sangue da raça Angus, que tem batido recorde a cada ano na comercialização de sêmen. Os números oficiais divulgados neste mês de março ainda apontam que a venda de sêmen da raça atingiu 2,88 milhões de doses em 2012, volume 20,7% superior ao resultado de 2011. Dessa forma, este volume consolida o Angus como a raça taurina que mais comercializa sêmen no país e a segunda entre todas as raças de corte. Segundo a Asbia, o market share atual é de 38,7% em participação na inseminação no gado de corte, em 2011 essa fatia era de 34%.

O mercado total de venda de sêmen para gado de corte no Brasil, em 2012, atingiu 7,4 milhões de doses, com crescimento de 6% em relação ao ano anterior. Conforme Paulo de Castro Marques, presidente da Associação Brasileira de Angus, trata-se de um resultado fantástico, que comprova as excelentes características produtivas e reprodutivas da raça Angus. Por outro lado, ele diz que hoje é visto um intenso processo de profissionalização da pecuária brasileira onde os dados zootécnicos são avaliados pelos produtores, que fazem a escolha da genética com base na produtividade das raças bovinas e, no caso do segmento de corte, na qualidade da carne.

Já para o diretor do Programa Carne Angus Certificada, Reynaldo Salvador, o investimento cada vez maior de pecuaristas em genética da raça deriva também da viabilidade para a produção de bezerros de alta qualidade, tanto na raça pura como no cruzamento industrial nas mais diferentes regiões do país, inclusive no exigente Brasil Central. Sendo que entre as raças europeias de corte, Angus é a líder absoluta, respondendo por 89% das vendas de sêmen. Reresultado que decorre da comprovação de que a genética Angus efetivamente gera resultados econômicos aos produtores. Sendo que hoje o Programa Carne Angus Certificada, o maior programa de carne de qualidade do Brasil, garante liquidez e valorização diferenciada aos animais de sangue Angus.

O Angus é destinada à produção de carne de qualidade superior, tendo as suas origens no Nordeste da Escócia, onde o seu aperfeiçoamento começou há cerca de 200 anos. É encontrado nas variedades Aberdeen Angus e Red Angus. Hoje o Angus está sendo criado em quase todo o mundo, em quais se destacam: Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, Estados Unidos, Europa e Nova Zelândia. Com grande qualidade, a sua utilização é estendida para cruzamentos, tanto com raças de corte como de produção leiteira. Apresenta e transmite facilidade de parto e reprodução, assim como a sua cor e a característica de ser mocho.

É igualmente famoso pela sua robustez, o seu fácil manejo e adaptação às diversas condições atmosféricas e ambientais. Apresenta boa acumulação e distribuição de gordura na porção intermuscular, que garante a resistência em períodos de sem chuvas. É manso, apresenta precocidade, fertilidade e habilidade materna. O angus é mocho e de tamanho médio (Fêmea adulta: 125140 cm / Macho adulto: 135150 cm). A sua pelagem apresenta-se curta e de cor preta ou vermelha. O peso varia entre 550 a 700 kg de uma fêmea adulta e 900 a 1000 kg de um macho, sendo o peso do filhote de aproximadamente 33 Kg. As vacas atingem a idade de reprodução com cerca de 15 meses. Os bezerros chegam ao estado de abate com peso entre 340 e 400 kg com por volta de um ano.

FONTE: GAZETA DIGITAL

Gazeta Digital

Nenhum comentário: