quinta-feira, 18 de abril de 2013

Identifique e valorize o bom produtor de terneiros


por Fernando Furtado Velloso
ffvelloso@assessoriaagropecuaria.com.br

É tempo de feira de terneiros. Este é o momento para o criador colher resultados do trabalho bem feito e do invernador investir bem os seus recursos.
O peso dos terneiros deixou de ser a informação mais importante e mais cuidada e outros atributos devem ser levados muito em consideração. Deixo as perguntas abaixo para você refletir se está sendo criterioso nas suas compras e para auxiliar sua conduta na temporada que inicia.

1. Seu fornecedor de terneiros usa bons touros? Registrados e avaliados geneticamente?

2. A informação do touro está disponível no momento da compra, seja particular ou via remate? São usados touros Dupla Marca?

3. Seu fornecedor de terneiros tem um sistema de produção organizado e lhe fornece lotes padronizados em idade e peso?

4. A informação da data do nascimento está disponível?

5. Seu fornecedor de terneiros tem um bom programa sanitário e lhe entrega animais com garantias de sanidade?

6. As vacinas e tratamentos realizados nos animais são informados?

7. Seu fornecedor de terneiros usa alguma estratégia de nutrição (ex: Creep Feeding) que contribua com o desempenho pós-desmame?

8. Seu fornecedor de terneiros submete os animais a alguma certificação (ex: Terneiro Angus Certificado, Terneiro Hereford, etc) para lhe auxiliar na comercialização no momento do abate?

Vejo que estas simples perguntas já nos fazem perceber que dois terneiros, de 200 kg, da mesma raça, podem ser bem diferentes. Um, pode ser um muito bom negócio (se atender a maioria dos itens acima) e, outro, pode ser um negócio arriscado (se não atender minimamente ao listado). Logo, volto ao título de minha coluna: identifique e valorize o bom produtor de terneiros!
Se você não é comprador de terneiros, mas sim criador, avalie se está fazendo o suficiente. Se positivo, avalie se está comunicando adequadamente os valores de seu produto. Se não está fazendo nada para se diferenciar, pense quais dos oito itens acima podem ser aplicados ao seu negócio.
Nesta temporada 2013 teremos ótimos produtores ofertando a sua produção. Temos que identificá-los e dar preferência a eles, pois estes estão preocupados com os resultados de seus clientes e cada centavo pago a mais por kg é um centavo bem investido. Temos boas iniciativas no RS e deve ser destacada a ação da ANPTC (Associação dos Núcleos de Produtores de Terneiros de Corte). Na dúvida, dê preferência às feiras da ANPTC, pois são criadores alinhados aos conceitos de qualidade que tentei expor acima. Invista em bons terneiros e colha os resultados no desempenho da engorda e na comercialização! 
 
FONTE: FOLHA DO SUL

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