segunda-feira, 12 de maio de 2014

Importadores barram carne de Estado brasileiro por vaca louca

Egito, Irã e Argélia impuseram restrições à carne bovina de MT
Getty Images
Egito, Irã e Argélia impuseram restrições à carne bovina de Mato Grosso por conta de um caso atípico da doença conhecida como vaca louca registrado em um frigorífico no Estado, disse nesta segunda-feira (12) o diretor-presidente da empresa de alimentos Marfrig, Sérgio Rial.
Na semana passada, o Peru já havia imposto embargo temporário, de 180 dias, à carne procedente do Brasil.
Egito, Irã e Argélia foram, respectivamente, o quarto, o sexto e o nono maiores importadores de carne bovina in natura do Brasil em 2013, segundo dados da Abiec (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne). 
Rial comentou o caso durante a conferência para apresentar os resultados da companhia no último trimestre.
— As restrições impostas até o momento foram muito coerentes, porque foram restritas ao Mato Grosso.
O laboratório de referência da OIE (Organização Mundial de Saúde Animal) confirmou que o caso de EEB (Encefalopatia Espongiforme Bovina), conhecido como mal da vaca louca, encontrado em Mato Grosso é “atípico”, informou o Ministério da Agricultura.
O ministério disse que um teste realizado no laboratório de Weybridge, do Reino Unido, ratifica resultado das investigações epidemiológicas realizadas no Brasil indicando que se trata de um caso espontâneo, que não tem qualquer correlação com a ingestão de alimento contaminado.
fonte: Paraiso Web

Nenhum comentário: