terça-feira, 13 de maio de 2014

PASTAGEM DE AZEVÉM É CARA? (PARTE 2)

PASTAGEM DE AZEVÉM É CARA? (PARTE 2)
No mês passado fizemos alguns cálculos sobre o desembolso para implantar um hectare de pastagem de azevém, que variou de R$ 530,00 por ha até R$ 850,00 por ha. Mas como vamos implantá-la para obter um bom resultado?
A forma de implantação vai depender do cultivo anterior, podendo ser sobressemeado numa resteva de soja, milho, arroz, dessecando invasoras e semeando com semeadouras de plantio direto com adubação na linha, ou até mesmo sobressemeado em campo nativo com uma posterior roçada par beneficiar a germinação das sementes. O importante é mobilizar minimamente o solo para preservar a sua estrutura e sua matéria orgânica, que são essenciais para a continuidade das sucessivas produções.
Esta pastagem depois de implantada deve ter uma cobertura de Nitrogênio que normalmente ocorre na forma de ureia para potencializar o crescimento da mesma. Estudos mostram que este crescimento pode varia de 40 kg de MS/ha/dia quando não se utiliza nitrogênio para até 125 kg de MS/ha/dia quando se utiliza 150 de nitrogênio por ha, com isso a capacidade de suporte irá variar conforme o nível de adubação nitrogenada.
Mas quando devemos aplicar esta ureia em cobertura? Muitos produtores tem o hábito de fazer a cobertura de ureia após o primeiro pastejo, porém, quando atrasamos essa cobertura estamos retardando a entrada dos animais na pastagem e reduzindo o potencial de perfilhamento do azevém que ocorre a partir da 4ª folha da planta. Com isso o recomendado é fazer a primeira aplicação de ureia quando as plantas estão neste estágio de desenvolvimento para potencializar o perfilhamento e obter uma pastagem mais precoce no seu início de pastejo. A dose recomendada para esta primeira aplicação é de cerca de 100 kg de ureia/ha, pois assim dobramos o potencial de crescimento da pastagem e conseguimos adiantar a entrada dos animais em 20 a 30 dias.
E qual a categoria animal ideal para colher esta pastagem? Vamos analisar a imagem levando em conta que teremos 150 dias de utilização da pastagem:
Podemos observar que o resultado do investimento com vacas de invernar e novilhos para o abate possuem uma margem muito baixa, tornando o investimento arriscado, porém, quando utilizamos esta pastagem com animais leves, onde colocamos um maior número de cabeças por hectare, conseguimos uma margem de cerca de 10 vezes maior do que com as demais categorias, resultado bastante satisfatório, podendo ser comparado as margens que conseguimos nas lavouras de verão.
Engenheiro Agrônomo Cristiano Costalunga Gotuzzo.
fonte: GEOPLAN

Nenhum comentário: