sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Desempenho das carnes na primeira quinzena de agosto




Desempenho das carnes na primeira quinzena de agosto


As exportações brasileiras de carnes continuam registrando – pela média diária – a melhor receita cambial de todos os tempos. Mas encerraram a terceira semana do mês (primeira quinzena de agosto) apresentando forte desaceleração em relação às semanas anteriores.

No fechamento da quinzena – primeiros 11 dias úteis de agosto, de um total de 21 dias úteis – a receita média diária permaneceu acima dos US$70 milhões (resultado que, em toda a história das exportações de carnes, só foi registrado anteriormente em três ocasiões), mas acusou sensível refluxo em relação à média das duas semanas anteriores. A ponto de o incremento em relação a julho passado ter recuado para apenas 4,5% - o que é significativo se levado em conta que agosto corrente tem dois dias úteis a menos do que o mês anterior.

A desaceleração observada envolveu as três carnes e afetou não apenas o volume embarcado, mas também o preço médio alcançado. Em relação à carne de frango, especificamente, o volume médio diário exportado nesses 11 dias recuou para 14,4 mil/t (nos seis dias anteriores havia ficado em 15,4 mil/t/dia), enquanto o preço médio retrocedeu cerca de meio por cento em relação à média anterior.

Com tais resultados, a projeção do embarque mensal de produto in natura não vai, agora, além das 303 mil/t (324 mil/t em julho). E a do preço médio sugere recuo de cerca de 2% em comparação ao mês anterior, mas com resultado ainda positivo (+5%) em comparação a agosto de 2013.


Nenhum comentário: