domingo, 17 de agosto de 2014

Farsul lança 10ª Feira de Novilhas com 600 animais inscritos

Entidade projeta crescimento na comercialização de animais em 2014

Gerson Raugust
Foto: Gerson Raugust / Sistema Farsul
Evento ocorrerá no dia quatro de setembro
A Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) lançou a 10ª Feira de Novilhas e Ventres Selecionados, que ocorrerá no dia quatro de setembro, às 19h, na Pista J do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, no Rio Grande do Sul, durante a Expointer. Seiscentos animais das raças angus, brangus, devon, hereford e braford já estão inscritos para o evento. Segundo a entidade, em 2013, foram vendidos 505 animais, com faturamento superior a R$ 612 mil.

Para o presidente da Comissão de Feiras e Remates da Farsul, Francisco Schardong, a comercialização deve ser superior na comparação com 2013, seguindo o desempenho do boi gordo.
– Estamos mais preocupados com a qualidade dos animais, do que com a quantidade. 
Não estamos apenas interessados nos números, mas também que os produtores tenham oportunidade de comprar animais de qualidade – afirmou Schardong.
O vice-presidente da Farsul, Gedeão Pereira, destacou que o futuro é bastante alentador para o pecuarista, já que o Estado possui um rebanho cada vez mais padronizado, predominantemente de raças britânicas, e se beneficiou dos entraves à exportação de carne na Argentina. A entrada da soja na Metade Sul também deve favorecer a atividade, segundo o dirigente, já que ajuda a reduzir custos e melhora a qualidade dos pastos.
O abate de raças britânicas chega a 700 animais por semana, por causa da demanda de churrascarias na região Sudeste. O quilo é vendido a R$ 110 no mercado paulista. Segundo o diretor executivo da Farsul, Francisco Schardong, com este cenário, a expectativa para o remate é grande.
Outro assunto discutido foi a Instrução Normativa 002, da Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul, que trata de normas do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Tuberculose e Brucelose. A instrução entra em vigor no dia 30 de novembro.
• Assista à reportagem completa:

CANAL RURAL E FARSUL

Nenhum comentário: