terça-feira, 9 de setembro de 2014

Angus, Mapa, CNA e Farsul oficializam acordo para a entrada da raça no PGA e para a valorização da carne nacional


20140904mapaecna_tf098


Segundo entidades, iniciativa visa, principalmente a promoção da qualidade da carne brasileira no mercado externo.
A Associação Brasileira de Angus, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) oficializaram hoje (04.09), durante a 37ª Expointer, em Esteio (RS), acordo de cooperação entre as entidades para viabilização do protocolo operacional de adesã voluntária do Programa Carne Angus Certificada à Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA – Mapa).
 O documento foi assinado pelo ministro Neri Geller e pelos presidentes da Associação Brasileira de Angus, Paulo de Castro Marques, da CNA, João Martins Jr, e da Farsul, Carlos Sperotto.
Lançada em 2012 pela parceria entre o Mapa e a CNA, a PGA constitui-se em um banco de dados únicos com informações sobre a produção e o trânsito de bovinos no Brasil. Além disso, a plataforma interliga informações dos órgãos de defesa agropecuária de todos os estados.
 Pelo acordo assinado hoje, os produtores de Angus de todo o País terão seus dados de produção interligados em uma única central de dados. De acordo com Paulo de Castro Marques isso traz maior segurança e confiabilidade à carne produzida no Brasil. Vale lembrar que a Associação Brasileira de Angus conta com a experiência de onze anos à frente do principal projeto de certificação de carcaças do País, o Programa Carne Angus Certificada, que em 2013 abateu acima de 250 mil cabeças, fornecendo material para sete frigoríficos parceiros em sete estados produtores (RS, SC, PR, SP, MS, MT e GO).
 “Com esse acordo, o que estamos fazendo é transferir toda nossa expertise de um projeto privado para o âmbito público, contribuindo com as autarquias federais para agregar ainda mais valor à PGA, que, por sua vez, nos trará uma maior plataforma para expansão da carne Angus no mercado interno e, principalmente, externo”, aponta o presidente da Angus.
Segundo os presidentes da CNA, João Martins Jr, e da Farsul, Carlos Sperotto, o grande atrativo da parceria é a ampliação de mercados e de renda à indústria e, consequentemente, ao produtor. “Esta parceria nos possibilita conseguirmos buscar novos nichos de mercado, que pagam melhor. É um dos mecanismos que a CNA está buscando para defender o produtor de especulações e oscilações violentas nos preços das commodities”, destaca Martins Jr. “A iniciativa valoriza a carne com origem, que tem destaque no mercado internacional”, salienta Sperotto.
De acordo com a Associação Brasileira de Angus, o acordo, que terá início em curto prazo, não prevê acréscimo de despesas ao criador brasileiro de Angus.
fonte: ABA

Nenhum comentário: