domingo, 12 de abril de 2015

Pressão no mercado do boi gordo no RS

Há uma tendência sazonal de pressão nos preços do gado gordo no Rio Grande do Sul em março e abril, segundo o histórico. Figura 1.
Figura 1. Variação mensal dos preços do boi gordo, no rio Grade do Sul, de 2003 a 2014
Variação de preços do boi no RS
Fonte: Scot Consultoria / Lance Agronegócios
Este gráfico representa o comportamento de preços, numa média de 11 anos, no Rio Grande do Sul.
Nele, temos uma queda de 0,9% em março e de 2,1% em abril. Movimento que normalmente acontece em função do descarte das fêmeas que falharam na estação reprodutiva e que já tinham boa condição corporal (prontas para o abate ou quase). Esta categoria permite um engorde rápido, pela baixa exigência nutricional, antes do vazio forrageiro de maio e junho. Isto, somado à oferta final de animais oriundos da engorda de verão, com pastagens cultivadas e campo nativo causa nas cotações.
Este ano, o movimento está bastante parecido, até o momento. Veja na figura 2.
Figura 2. Variação mensal dos preços do boi gordo, no Rio Grande do Sul em 2015.
Preços do boi no RS em 2015
Fonte: Lance Agronegócios
Abril já começou com 2% de queda, o que significa que a retração pode ser maior um pouco maior que a média histórica. Nos últimos 4 anos temos observados amplitudes de oscilações maiores que em anos anteriores.
Até o momento, os movimentos estão muito parecidos, o que indica que o comportamento das cotações no resto do ano também pode ser parecido. Com boas altas em maio, junho e julho, e novas quedas em agosto, setembro e outubro.
Mas sempre devemos ter cuidado com as oscilações do mercado do boi, devemos nos basear em históricos e adicionar a conjuntura atual para podermos ver as tendências com mais acurácia.
Para as próximas semanas a expectativa é de que os preços do boi gordo continuem pressionados, porém, com a falta de suporte forrageiro que geralmente ocorre em maio, e a consequente diminuição da oferta de animais para abate, as cotações devem ganhar firmeza no próximo mês.
Utilize as variações do mercado como ferramenta para elaborar um bom planejamento de comercialização, o que pode melhorar muito o resultado final do sistema de produção.
Qualquer dúvida entre em contato com nossa equipe pelo site www.lanceagronegocios.com.br ou pelo e-mail renato@lanceagronegócios.com.br
Por Renato Fagundes Bittencourt

Nenhum comentário: