sexta-feira, 4 de setembro de 2015

TERNEIROS: Castrar ou não castrar, eis a questão !!!



Nos últimos anos, nesta época em que começa a temporada de parição das vacas, sempre sou abordado com  a pegunta por parte dos criadores se devem ou não castrar os terneiros nascidos já na macega.
Para esta temporada vou direto a resposta, a minha intuição diz que NÃO CASTREM. E por que eu digo isso? Porque o cenário que se aproxima, é de um mercado externo, quando digo externo quero dizer outros estados brasileiros, navio, turcos e etc, muito mais promissor, mais palpável, mais próximo do que no ano anterior, melhorando a relação de preços em favor dos inteiros.
O crescimento de cooperativas de fora do estado do RS em busca de gado europeu para seus programas de carne de qualidade, como por exemplo do Paraná e que sabedores que somos, pretendem para próxima temporada aumentar suas quantidades de compra aqui no estado, o retorno do navio/turcos através das empresas que já operam por aqui e a promessa de novas se estabelecendo por nossa região, com cambio favorável, vão fazer com que o terneiros inteiros tenham um mercado mais amplo, bem maior do que o dos  castrados, que vão ficar na dependência unica dos recriadores, invernadores locais. Parte desta situação já ocorreu este ano, onde tivemos terneiros inteiros com grande facilidade de venda e com valores pagos por eles, mais altos do que os castrados. Sempre digo aos meus amigos recriadores e invernadores mais próximos, que os terneiros desmamados, castrados e carrapateados devem ser sempre melhor remunerados do que os mamando, os inteiros ou ainda mamando e inteiros. Como normalmente não o fazem, de compensar a castração, a desmame, e geralmente ainda acabam apertando o criador, num cenário que começa a se configurar, vão sofrer as consequências do tiro no pé. Aos que vierem me dizer agora, que remuneram melhor seus fornecedores que castram seus terneiros, a este eu digo, parabéns não se preocupem, pois seu fornecedor vai continuar lhe atendendo, vai continuar castrando pois não vão querer se programar em cima do SE os turcos vierem, SE o navio vier, SE as cooperativas vierem. Mas aos produtores, se é que posso, eu recomendo, aguardem a movimentação do mercado, por agora deixem inteiros seus terneiros, e se tudo isso não se confirmar ainda tem o inverno de 2016 para castrar. Não sou defensor do terneiro inteiro, muito pelo contrario, defendo os castrados, que nas nossas condições de manejo são muito mais fácil de se trabalhar, e ainda por cima não fomentamos uma fabrica de boi com bolas por ai, mas o mercado fala mais alto, tai a soja que nos mostra, e o mercado, ao que tudo indica, vai ser maior para o terneiro inteiro.
Eduardo Lund
Méd. Veterinário da Lund Negócios

Nenhum comentário: