quinta-feira, 17 de março de 2016

Aberto cadastramento no Protocolo Angus

Participantes do Programa Carne Angus devem se cadastrar para continuar recebendo as bonificações

Protocolo_Angus_0
A Associação Brasileira de Angus abriu, nesta semana, o cadastro de criadores na base de dados do Protocolo Angus. O processo é gratuito e os dados fornecidos serão armazenados pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) com total sigilo. Para aderir, os pecuaristas devem acessar o formulário por meio de banner no site www.angus.org.br e preencher cadastro na base de dados da Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA). Em seguida, é preciso escolher o Protocolo Angus Carne Certificada e aceitar o Termo de Adesão. Após o envio dos dados, o criador receberá um e-mail para confirmação das informações, etapa imprescindível para validação de todo o processo.
Importante destacar que o e-mail informado no momento do preenchimento deve ser o mesmo fornecido aos Órgãos Executores de Sanidade Agropecuária (inspetorias veterinárias). Se o criador ainda não está na base de dados das autoridades sanitárias locais, deve fazê-lo antes de aderir ao Protocolo. Para facilitar o cadastramento, a Angus está disponibilizando apoio técnico por meio do telefone 0800-644 1832.
O Protocolo Angus permite ao criador abater seus animais dentro do Carne Angus Certificada, concorrendo às bonificações pagas pelos frigoríficos para animais Angus e cruza Angus dentro do acabamento de carcaça estipulado. Os cortes proveniente desses animais estarão, então, aptos a receber a identificação de raça e, com isso, levar o rótulo Carne Angus. Pecuaristas que não efetuarem o cadastramento não poderão mais abater seus animais no escopo do Carne Angus.
Entenda mais sobre o Protocolo Angus
O Protocolo Angus é o que se chama de “protocolo de rastreabilidade de adesão voluntária”, uma ferramenta que permite acesso a mercados que demandam produtos de alto valor agregado e, geralmente, pagam mais por eles. Para aderir, é preciso seguir os requisitos exigidos por esses clientes, sejam eles nacionais ou internacionais.
O chamado Sistema Gestor dos Protocolos de Rastreabilidade administra as informações da Base de Dados Única (BDU) da PGA para verificar o cumprimento das regras ou requisitos estabelecidos nos protocolos. De responsabilidade da CNA, ele integra pecuaristas, frigoríficos e os consumidores, dando maior transparência a todo processo produtivo.

Pioneiro no país, o Protocolo Angus foi oficializado em maio de 2015 e, na sequência, seguido por outras raças de corte.
fonte:ABA

Nenhum comentário: