terça-feira, 1 de março de 2016

BeefExpo reúne o melhor do Angus em São Paulo

A entidade representativa da raça que é reconhecida mundialmente pela qualidade de carne reservou 100 argolas no evento e orienta os criadores para que selecionem seus melhores animais para o julgamento

BeefExpo reúne o melhor do Angus em São Paulo
A cidade de São Paulo (SP) sedia de 14 a 16 de junho, a segunda edição da BeefExpo, o maior evento latino-americano da pecuária de corte. A programação é completa, contando com leilões de elite, cursos, palestras, festival gastronômico, workshops, balcão de negócios, homenagens e os julgamentos que mobilizam a pecuária nacional pelo regate das exposições com participação de animais na capital paulista. A promoção é da SafewayAgro, de Campinas (SP).
“São Paulo é o principal centro financeiro do Brasil, mas estava carente de um evento que reunisse difusão de tecnologias com a presença de animais a nível nacional e internacional”, avalia José Roberto Pires Weber, presidente da Associação Brasileira de Angus (ABA), sediada em Porto Alegre (RS).
A entidade representativa da raça que é reconhecida mundialmente pela qualidade de carne reservou 100 argolas no evento e orienta os criadores para que selecionem seus melhores animais para o julgamento, que poderá valer pontos no ranking da raça. Weber prevê a realização de um leilão na BeefExpo com animais de pista para incentivar outros investidores a começar na pecuária com a melhor raça taurina para qualidade de carne, ingrediente em ascensão na alta gastronomia.
Ele explica que a raça Angus está em processo contínuo de crescimento, evoluindo não só nas ações de fomento aos criadores, mas também no Programa Carne Angus Certificada, cujos abates saltaram de 330 mil animais em 2014 para mais de 400 mil em 2015, superando as expectativas. Outro dado animador é o crescimento na comercialização de sêmen, que superou a casa das 3,8 milhões de doses, segundo relatório da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (ASBIA).
“Esse dado mostra que a raça tem se consolidado no cruzamento industrial, principalmente, nos grandes centros de produção de carne bovina, como o Centro-Oeste e o Norte brasileiro. O Mato Grosso do Sul, por exemplo, foi o principal destino do sêmen, de acordo com o documento da ASBIA, e hoje existe uma grande movimentação no Pará, onde já existem duas plantas do Frigol credenciadas pelo programa”, revela Weber.
Programa tem nova certificadora
Em retribuição à entrega de animais dentro de padrões exigidos, os frigoríficos conveniados pagam bonificação de até 10% aos pecuaristas inscritos no programa. A certificação é executada por 32 técnicos da entidade, que se dividem numa verdadeira força-tarefa para inspecionar os abates nas plantas conveniadas. Por metas mais audaciosas, o Programa Carne Angus Certificada agora é outorgado pela certificadora alemã TUV Rheinland (TR), empresa com sede na cidade de Colônia e mais de 140 anos de atuação neste ramo. O mercado doméstico é o principal destino, mas ações de fomento corroboram para que o produto chegue na Europa, uma das razões que favoreceram a troca de certificadora. “Antes trabalhamos no mercado europeu como commodities, agora estamos em um novo patamar, vendendo Carne Angus Certificada”, pontua o presidente da ABA.
Ele menciona que a Associação Brasileira de Angus é a primeira associação de raça a integrar a plataforma de gestão agropecuária, controlada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), conquistando a rotulagem do produto para exportação.
Alemanha e Inglaterra na mira
Para consolidar presença no Velho Continente, a ABA tem participado de ações promocionais da carne angus brasileiros nas principais feiras de alimentos do mundo, como a Anuga, na Alemanha, quando mais de 32 países europeus e asiáticos interessados na carne Angus Certificada brasileira participaram do Brazilian Angus Day. “Chegaremos aos mercados mais sofisticados, entre eles a Alemanha e a Inglaterra. Com tantas ações de fomento, é imprescindível a raça Angus na BeefExpo. Temos ótimas expectativas para o evento”, assinala Weber, ressaltando que a entidade também esteve presente na Expo Milão, na Itália.
Beefexpo’2016
Em três dias de evento, a mostra provocará uma verdadeira imersão à pecuária latino-americana. Com uma programação exclusiva e inovadora, é a única com a presença de animais em leilões e julgamentos de elite. Mais de 100 empresas confirmaram presença e são esperados mais de 1.200 pecuaristas de 35 países. O evento contará com tradução simultânea para Espanhol, Inglês e Português.
O desafio da BeefExpo é provocar a troca de experiências e difundir conhecimento e as tecnologias decisivas à produtividade pecuária. Mais de 60 palestras serão realizadas em dois painéis: o Beef Management, com temas voltados ao gerenciamento do negócio; e o Beef 360º, com apresentações mais técnicas. Outro evento paralelo em evidência na programação é o prêmio “Melhores do Ano BeefWorld’2016”, quando serão homenageados os nomes que mais contribuíram para o desenvolvimento do setor.
Sobre SafewayAgro
Há mais de 15 anos no mercado, a Safeway se consolidou como uma das mais importantes promotoras de eventos do agronegócio brasileiro. Desde 2001, realiza a cada dois anos a PorkExpo, maior e melhor evento da Suinocultura mundial. E em 2015, lançou a BeefExpo, maior evento latino-americano da pecuária de corte.
Forte como o mercado da proteína animal e com a marca associada à inovação, experiência, confiança e credibilidade, a Safeway ainda se destaca com publicações de grande relevância nas áreas de pecuária de corte, suinocultura e avicultura, com as revistas BeefWorld, PorkWorld e AveWorld, além de portais de notícias que oferecem conteúdo diferenciado e atual.
Apoio institucional
São parceiras do maior e mais completo evento latino-americano da pecuária de corte as principais empresas e associações de classe do Brasil e do exterior, como a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), Associação Brasileira de Angus (ABA), Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), Asociación Rural Del Paraguay (ARP), Associação das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC), Associação Brasileira das Indústrias de Suplementos Minerais (ASBRAM), Associação Nacional dos Confinadores (ASSOCOM), Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (SINDIRAÇÕES), Associação Brasileira de Marketing Rural & Agronegócio (ABMR&A), Associação dos Criadores do Mato Grosso do Sul (ACRISSUL), Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), Associação Brasileira de Inseminação Artificial (ASBIA), Sindicato dos Criadores de Bovinos, Bubalinos e Equídeos do Distrito Federal (SCDF); Scot Consultoria, Grupo Publique, Programa Leilões, Rally da Pecuária, Rabobank, Sistema Famato e Somma + Consultoria Agropecuária.
Mídias Parceiras
Um grande evento como este não poderia deixar de aglutinar as principais mídias especializadas no agronegócio, entre elas estão a Revista BeefWorld, AG – A Revista do Criador, NorteGanadero, Mexico Canadero, Folha Agrícola, Agência Safras & Mercados, Sistema Brasileiro do Agronegócio (SBA), Canal do Boi, Agron, Revista Mundo do Agronegócio, Grupo Agro, Boi Pesado, Rural Centro, Boi a Pasto, Sou Agro, Revista Agro Revenda, Revista Agrícola, Assessoria Agropecuária FFVelloso & Dimas Rocha, Rica Comunicação, VetSmart Bovinos e Equinos,  Tardaguila Agromercados, Revista Pecuária Brasil, Brasil Agronegócios, Berrante Comunicação, CPEA, Notícias Agrícolas, City Magazine e Programa Giro do Boi.
SAIBA MAIS
BeefExpo’2016
Data: 14, 15 e 16 de junho
Local: Centro de Eventos Pro Magno – São Paulo (SP)
Realização: SafewayAgro - Comunicação para o Agronegócio
Telefone: (19) 3305.2295

Nenhum comentário: