sábado, 13 de janeiro de 2018

Carne Hereford amplia expressivamente a visibilidade de produtos do Famile em seis meses

Durante o período de férias coletivas da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) – que se estende até o dia 31 de janeiro – estaremos publicando uma série de entrevistas com os Frigoríficos parceiros do Programa Carne Pampa com o objetivo de disseminar ações e percepções sobre a parceria visando o mercado da carne de qualidade. Pioneiro, o Programa Carne Pampa é o mais antigo em funcionamento no Brasil e, ao longo destes anos, aprimorou constantemente seus processos de certificação de produtos cárneos, ampliando o número de parceiros e tornando-se referência no setor.
Nesta entrevista, conversamos com Fábio Chiattone Corvello, um dos diretores do Frigorífico Famile, último a ingressar no programa, que dispõe na atualidade de cinco plantas frigoríficas parceiras, localizadas nos três estados do Sul do Brasil. O contrato entre a ABHB e o Frigorífico foi assinado no dia 04 de maio de 2017 com o objetivo de garantir a realização da certificação de carnes bovinas procedentes de animais das raças Hereford e Braford e seus cruzamentos.Desde então, a planta tem aumentado consideravelmente as vendas com a comercializado de cortes 100% Certificados Hereford – sinônimos de qualidade, suculência, maciez e marmoreio inigualáveis – no mercado gaúcho.

Fabiana Freitas (E) acompanhando o processo ao lado da certificadora do Programa

Destaque para a parceria firmada com a loja de carnes porto-alegrense Pampas Prime, do empresário gaúcho Volmir Ângelo Carboni. Todos os cortes certificados Hereford vendidos no local são produzidos pela planta pelotense.

A loja está localizada na Casemiro de Abreu, 1212, em Porto Alegre

O primeiro abate experimental certificado pela ABHB aconteceu no dia 1º de agosto de 2017 e contou com 35 animais com carcaças de animais Hereford e Braford muito bem-acabadas e conformadas.  Hoje, o estabelecimento disponibiliza para os criadores das raças HB no Rio Grande do Sul uma oportunidade única, no qual os participantes terão seus animais (machos e fêmeas) bonificados em até 5% acima do preço do mercado. Outro diferencial oferecido pelo Famile é o pagamento a vista de 90% do peso vivo dos animais, com o pagamento das bonificações em até 5 dias úteis.
A planta está localizada no município de Pelotas, no Rio Grande do Sul, e tem como missão produzir produtos com alta qualidade e confiabilidade, desde sua origem até o consumidor final, buscando ser referência em qualidade nos processos de produção. É desta forma que o frigorífico conta com um setor de qualidade treinado para que todos parâmetros exigidos sejam respeitados, deixando assim a empresa segura para atingir suas metas de produção. Leia a seguir a entrevista na íntegra.
1) Conte-nos o porquê da adesão ao Protocolo de Rastreabilidade de Adesão Voluntária Carne Certificada Hereford (PRAV – CCH), vinculado ao Programa Carne Pampa da ABHB. Como foi o início da parceria do Frigorífico com a entidade?
Os consumidores estão cada vez mais exigentes na seleção dos produtos que adquirem e a nossa empresa tem como objetivo entregar produtos de alta qualidade. Vimos no Programa Carne Pampa uma oportunidade para associar a nossa marca a uma outra que também privilegia a entrega de produtos de excelência e também alcançarmos um público alvo bem específico, no consumo de produtos com alto valor agregado. A parceria entre o frigorífico e a associação iniciou e fluiu naturalmente, ambas as partes se dedicaram para que o programa se incorporasse no nosso dia-a-dia e, com esse empenho, rapidamente conseguimos incorporar o programa nos processos da empresa.
2) No que se refere ao relacionamento com os criadores, a certificação realizada pela ABHB ajuda de alguma forma na redução de conflitos referentes aos abates? Poderia dar um exemplo?
A nossa empresa tem um procedimento particular na compra de gado, sendo a mesma feita praticamente toda em peso vivo e pagamentos à vista. Podemos dizer que no que diz respeito a relacionamento com criadores, o programa nos abriu novos horizontes, nos conectando a criadores que realizam um trabalho de excelência no gado que criam e nos fornecem para abate, consequentemente nos proporcionando levar uma carne de alta qualidade aos nossos clientes.
3) Que benefícios, com relação ao processo industrial, o PRAV – CCH trouxe a sua planta frigorífica?
Ao atingirmos um mercado de consumidores de carnes de alto padrão obtivemos diversos comentários/críticas em relação aos nossos produtos, que nos fizeram olhar para dentro da nossa produção e ajustar alguns pontos bastante específicos, que incrementaram a qualidade e apresentação dos nossos produtos.
4)  Por um breve período o Brasil teve questionada a qualidade de seus produtos de origem animal. A situação trouxe debates sobre o procedimento de garantia de qualidade para manutenção da segurança alimentar do consumidor. O Protocolo Carne Certificada Hereford é um diferencial para o frigorífico nessas questões de segurança alimentar? Porque?
O Protocolo Carne Certificada Hereford proporciona um conhecimento, por parte do consumidor, da origem dos produtos que o mesmo está consumindo. Conseguimos, com o auxílio do Protocolo, garantir aos consumidores a origem do produto e as características do animal abatido, proporcionado uma experiência completa da cadeia produtiva, desde o criador, até a mesa.
5) De que forma as ações, eventos e parcerias da ABHB auxiliam na divulgação dos seus produtos com o selo Carne Certificada Hereford e na promoção dos produtos da indústria frigorífica como um todo?
Desde a implantação do Programa Carne Certificada Hereford a visibilidade da empresa foi elevada de forma impressionante, com diversos contatos tanto de fornecedores quanto de consumidores buscando realizar negócios com a empresa.
6) Muitos profissionais da gastronomia têm procurado adquirir produtos certificados por entidades ligadas a produção e sem fins lucrativos compromissadas com a qualidade e a garantia de procedência “do pasto ao prato”. Isso pode incrementar muito o mercado da carne certificada em 2018? Quais as suas expectativas para a Carne Certificada Hereford para 2018?
Como já comentado, cada vez mais os consumidores estão elevando o nível de exigência em relação aos produtos consumidos e os estabelecimentos comerciais já identificaram essa demanda e estão buscando parceiras com os frigoríficos para terem garantia de fornecimento desses produtos. Nosso objetivo é aumentar as parcerias com clientes para o fornecimento de CCH, o que nos dá garantia de colocação no mercado dos produtos provenientes do programa bem como uma ótima visibilidade da nossa marca.
Por Tatiana Feldens, reg. Prof. 13.654
Ascom ABHB 

Nenhum comentário: