A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) acaba de lançar seu relatório anual sobre o Perfil da Pecuária Brasileira.
Confira abaixo a nota do presidente da Abiec, Antonio Jorge Camardelli, bem como um sumário divulgado pela instituição:
“A percepção de que o País atravessa um dos momentos mais delicados de sua história não desmotivou o setor agropecuário em 2016. E a ABIEC, como representante da indústria exportadora de carne bovina, entendeu os desafios do cenário político-econômico como fonte de motivação para contribuir com o bom desempenho do agronegócio.
Mesmo com os efeitos de uma crise que marca profundamente a vida dos bra- sileiros, com indicadores econômicos preocupantes, como a queda do PIB e da distribuição da renda, nosso setor não foi omisso em seus esforços para seguir com uma produção de qualidade e de volume significativo.
Em 2016, as exportações brasileiras de carne bovina fecharam o ano com faturamento de US$ 5,5 bilhões. De janeiro a dezembro, foram embarcadas mais de 1,4 milhão de toneladas, o que representa um aumento de quase 1% na comparação com o resultado obtido em 2015.
Se não fosse o cenário externo afetado por problemas cambiais e conjunturais em importantes mercados, como Rússia, Venezuela e Egito, o desempenho poderia ser ainda mais positivo. Porém, estes fatores refletiram em uma retração de 7% no faturamento registrado com as exportações realizadas ao longo do ano.
Por meio de uma atuação compromissada e alinhada com os interesses de suas 29 associadas, a ABIEC seguirá firme no trabalho de reduzir as barreiras comerciais e de promover a carne bovina brasileira pelo mundo, sem deixar de lado
o incentivo ao aprimoramento constante dos processos produtivos internos.
o incentivo ao aprimoramento constante dos processos produtivos internos.
Com base neste comprometimento, estimamos a ampliação do volume das embarcações e uma recuperação sustentável do faturamento com as exportações em 2017. Novos mercados estão no foco da entidade, que também pretende aumentar a presença dos produtos brasileiros em países parceiros, sempre norteada pelos princípios da ética e da transparência.
Todo este trabalho exige uma base sólida e confiável de informações e inteligência comercial. Dando continuidade à sua iniciativa pioneira de publicar sumários anuais que expressam o desempenho do setor, a ABIEC apresenta nas próximas páginas os dados que expressam a atuação da pecuária brasileira em 2016.
As informações são de fontes confiáveis que conferem credibilidade à publicação. Esperamos que este material seja mais uma contribuição desta entidade para o crescimento e o desenvolvimento do nosso setor.”
Fonte: ABIEC
Nenhum comentário:
Postar um comentário