A Tabela a seguir destaca para os dados de compra, em milhões de dólares, dos principais importadores de bovinos vivos do Brasil, entre os anos de 2013 e 2018, segundo dados do MDIC.
Entre os anos de 2013 a 2015 a Venezuela era o destaque dentre os principais importadores de bovinos vivos do Brasil.
Isso porque em 2013 e 2014 a Venezuela foi responsável, respectivamente, por 75,6% e 82,8% das vendas de bovinos vivos do Brasil, em faturamento. Já no ano de 2015 as compras venezuelanas diminuíram sensivelmente, derrubando a receita do mercado de exportação de bovinos vivos em mais de 3 vezes frente ao ano anterior, 2016.
Pois é e hoje a Venezuela deixou de importar bovinos vivos do Brasil, cedendo o protagonismo de maior comprador à Turquia.
Em 2018 a Turquia comprou o equivalente a 71,1% de todo faturamento do mercado de exportação de bovinos vivos do Brasil.
E por falar nos principais importadores de bovinos vivos, é importante destacar também o crescimento da importância do Egito e do Iraque nos últimos anos.
Os números negativos ficam, além da Venezuela, com o Líbano, uma vez que o país importou em 2018 menos da metade do que importava em 2013, em faturamento.
Já a Jordânia apresentou comportamento de compra estável ao longo desses últimos anos, importando o equivalente a cerca de US$25,0 milhões de bovinos vivos ao ano do Brasil.
Fonte:Ivan Formigoni / Farmnews
Fonte:Ivan Formigoni / Farmnews
Nenhum comentário:
Postar um comentário