quarta-feira, 16 de março de 2011

O mercado do boi gordo


Por: Fernando Rodrigues

Historicamente, o consumo de carne bovina é fraco no início do ano. O acúmulo de gastos realizados nas festividades, somado ao excesso de impostos e às contas a pagar mudam a rotina do consumidor. Alem disso as férias escolares tiram do mercado um dos consumidores mais assíduos.

A retomada do consumo ocorre de maneira gradativa após o período de Carnaval e da Quaresma, cujo impacto é menor a cada ano.

A expectativa de melhora significativa é frustrada ao compararmos o preço dos bens substitutivos, como a carne suína e a de frango, que registraram sucessivas quedas desde o fim de 2010. Uma possível recuperação para a carne bovina fica postergada até que este movimento cesse em meados de abril.

O clima neste caso pode influenciar a demanda, dificultando o trânsito de animais para o abate, e o consumo, limitando a vazão de vendas.


Os preços da carne bovina seguem estáveis, em função do baixo consumo e dosestoques reduzidos. A menor disponibilidade de gado no mercado dificulta ascompras pela indústria. Tanto a carne bovina quanto a @ do boi gordo seguemestáveis desde dez/10, refletindo a indecisão do mercado nesse início de 2011.
Os preços da carne bovina seguem estáveis, em função do baixo consumo e dos estoques reduzidos. A menor disponibilidade de gado no mercado dificulta as compras pela indústria. Tanto a carne bovina quanto a @ do boi gordo seguem estáveis desde dez/10, refletindo a indecisão do mercado nesse início de 2011.

Uma expectativa de queda, representada pelos agentes de mercado, é esperada para o mês de maio. O contrato deste mês na BM&F segue negociado abaixo de R$ 100,00/@ desde a última semana de fevereiro, como demonstrado no gráfico acima. Ou seja, espera-se uma queda de pelo menos 5,7% no preço da @ do boi gordo até o final de maio, em função do acúmulo da safra para este vencimento.

O grande questionamento deste ano fica por conta da quantidade de gado confinado a ser realizado. O aumento súbito do preço dos grãos, e os altos preços praticados no gado magro geram dúvidas em relação à rentabilidade do confinamento nos atuais preços praticados na BM&F para outubro de 2011.

Na próxima matéria, analisaremos a rentabilidade dos confinamentos e opções de hedge, utilizando o mercado futuro.

FONTE: www.nftalliance.com.br

Nenhum comentário: