segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Paraguai busca novos mercados para exportação de carne


O Departamento de Inteligência Comercial da Rede de Investimentos e Exportações do Paraguai (Rediex) realizou uma pesquisa e encontrou 17 países exportadores de carne bovina que não contavam com o status de livre de aftosa em maio de 2011, entre os quais se destacam Índia, China Continental e Paquistão. Após analisar os mercados dessas regiões, encontram-se 10 países que são os principais compradores, que podem também ser futuros clientes do Paraguai, disse o gerente de Inteligência Comercial, Nikolaus Osiw.

Ele disse que o principal país importador de carne bovina sem status sanitário em 2010 foi a Malásia, com uma demanda importadora total de 108.908 toneladas, com 89.174 toneladas originárias de países sem status sanitário.

Em segundo lugar esteve o Egito que, em 2010, importou 547.180 toneladas de carne, entre elas, 82.737 toneladas de fornecedores sem status sanitário. Outros grandes importadores de carne originária de países sem status sanitário em 2010 foram Filipinas (50.345 toneladas), Emirados Árabes Unidos (50.409 toneladas) e Jordânia (20.485 toneladas).

Osiw disse que existem canais de distribuição com alguns desses países, para onde o Paraguai enviou miúdos, como Vietnã, Angola ou Emirados Árabes.

O porta-voz da mesa de Carne e Couro, José Laneri, disse que estarão ajudando nas negociações com esses países e indicou que será realizada uma feira de alimentos no próximo dia 8 de outubro na Alemanha, onde se tratará de entrar em contato com velhos clientes e retomar os envios.

Nessa oportunidade, a Câmara Paraguaia da Carne com os frigoríficos explicará o que aconteceu e verá as possibilidades de negociar a venda de carne. Laneri disse que começarão a retomar contatos com os mercados ativos que compraram carne quando o Paraguai estava com status perdido e depois de recuperá-lo.

Fonte: site paraguaio Lanacion.com.py, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Nenhum comentário: